Consumidor Diligente Cidadao Negligente

Consumidor Diligente, Cidadão Negligente Fechar

Consumidor Diligente Cidadao Negligente

Consumidor Diligente, Cidadão Negligente

Olhares sobre o mercado actual e as tendências de consumo

De: Mário Beja Santos

  • Actualmente estrelas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
 
€ 14,80
 
Expedição prevista no prazo de 4 a 6 dias úteis
  • em Portugal. V. condições de entrega para envios internacionais. Sujeita a confirmação de disponibilidade na respectiva editora.
 
 

Sinopse

Um dos paradoxos mais gritantes e chocantes do nosso tempo assenta num consumo diligente que escamoteia ou ilude os cuidados da cidadania. Sim, os nossos comportamentos de consumo são francamente hostis à cidadania. Vivemos a ilusão do hiper-consumo, sob o primado do «bom, bonito e barato», aliviando a nossa consciência com algumas preocupações ecológicas, intermitentes e inconsequentes, em termos de cidadania. Como escreve o sociólogo francês Robert Rochefort: «Ser cidadão não se deve reduzir em circunstância alguma a consumir bem. O consumo encoraja a reconciliação dos contrários. A cidadania impõe escolhas claras, opções criteriosas». Este livro procura fazer o diagnóstico desse paradoxo e contribuir para a reconciliação entre o consumidor e o cidadão. Não se ilude que todo este desafio de aproximar um consumo mais sustentável de uma cidadania atenta às virtualidades do mercado é uma operação difícil, uma verdadeira revolução cultural do nosso tempo. E porquê? É um processo complexo, não tem a maioria dos produtores e dos consumidores do seu lado, conta, regra geral, com a hostilidade dos governos. É um processo incómodo para aqueles que na defesa do consumidor procuram defender os direitos sem promover as responsabilidades que incumbem ao cidadão. Estamos cercados por um espectáculo imenso, uma arena de consumo escandalosamente insustentável: nas suas práticas comerciais, na sua oferta de dinheiro imediato para compras imediatas e em que a própria Comissão Europeia apresenta como primeiro objectivo para a sua política de consumidores que se deve comprar onde quer que seja o que nos apetece. Este livro, que é uma visão pessoal sobre a sociedade contemporânea, centra -se nas razões da cisão entre o cidadão e o consumidor e procura dar pistas para a superação dos escolhos e constrangimentos que a sociedade de consumo e do conhecimento levanta ao primado da sustentabilidade.  

Ficha Técnica

  • Editora: Edições Sílabo
  • Colecção:
  • Data de Publicação: 2010
  • Encadernação: Capa mole - 184 páginas
  • Idioma: Português
  • ISBN: 9789726185963
  • Dimensões do livro: 160 x 235 mm
  • Avaliação média dos leitores:
    • Actualmente 0 estrelas
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    (0 comentários dos leitores)
 
 

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

Se encontrou conteúdo errado ou ofensivo nesta página envie-nos um e-mail.

CONHECER O AUTOR

Mário Beja Santos

Mário Beja Santos foi, até outubro de 2012, técnico superior da...
Saber mais »

LIVROS DO MESMO AUTOR

  1. Mulher Grande   € 15,00  
  2. Tens Bom Remédio Tens Bom Remédio!   € 17,70  
  3. Quem mexeu no meu Comprimido Quem mexeu no meu Comprimido?   € 12,00  
  4. Diario da Guine Diário da Guiné 1969-1970   € 10,00  
Ver todos

LIVROS DA MESMA EDITORA

  1. Guia do Animador Guia do Animador   € 19,90  
  2. Transportes, Afectação e Optimização em Redes   € 23,90  
Ver todos

TEMAS E MONTRAS RELACIONADOS

Partilhar por e-mail Fechar

 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.