Um livro sobre o Porto que resultou da necessidade, profundamente sentida pelo autor, de ensaiar um discurso novo sobre a cidade capaz de lhe permitir enfrentar os problemas com que actualmente se debate sem perda da sua identidade própria, antes fazendo dos seus traços distintivos essenciais elementos determinantes da sua autonomia e desenvolvimento. Este livro analisa a situação cultural, política e social da cidade do Porto e aponta caminhos e soluções aos problemas de imagem e posicionamento que a segunda cidade do país actualmente apresenta. Num discurso sóbrio e imparcial Rui Moreira não evita qualquer tipo de questão, desde a regionalização e a excessiva concentração de poder do Estado e de riqueza a Sul, ao esvaziamento de capital humano a Norte, a necessidade de reabilitar o património edificado da cidade e de apostar no turismo e no comércio. Uma análise actual e de leitura indispensável.
“(…) este livro, ao ocupar-se de uma das cidades que são a raiz da identidade portuguesa, se inscreve na resposta cívica aos desafios do tempo, ao regresso ao cuidado com as raízes, à responsabilidade de fortalecer as bases sobre as quais poderá erguer-se uma governança reinventada para futuros assumidos e escolhidos, para além das crises dos regimes, porque é o futuro da comunidade dos homens que está em causa.”
Sinopse
Um livro sobre o Porto que resultou da necessidade, profundamente sentida pelo autor, de ensaiar um discurso novo sobre a cidade capaz de lhe permitir enfrentar os problemas com que actualmente se debate sem perda da sua identidade própria, antes fazendo dos seus traços distintivos essenciais elementos determinantes da sua autonomia e desenvolvimento. Este livro analisa a situação cultural, política e social da cidade do Porto e aponta caminhos e soluções aos problemas de imagem e posicionamento que a segunda cidade do país actualmente apresenta. Num discurso sóbrio e imparcial Rui Moreira não evita qualquer tipo de questão, desde a regionalização e a excessiva concentração de poder do Estado e de riqueza a Sul, ao esvaziamento de capital humano a Norte, a necessidade de reabilitar o património edificado da cidade e de apostar no turismo e no comércio. Uma análise actual e de leitura indispensável.Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)Críticas Literárias
por: Adriano Moreira em: 00 0000