Quando, no início da Segunda Guerra Mundial, Varsóvia caiu sob o domínio nazi orgulhava-se de ter um dos mais famosos jardins zoológicos da Europa, um Éden exuberante que albergava uma profusa colecção de animais exóticos. Mas o terror nazi não irá poupar a paz deste cenário quase perfeito, e no meio de toda a destruição que o atinge só a coragem e a grandeza humana dos ?abi?ski, o casal de tratadores do zoo, permitirá salvar as vidas não só de animais mas também de centenas de judeus polacos que Jan traz às escondidas do gueto de Varsóvia para o parque. Esta obra é o testemunho poderoso dessa coragem, uma história que celebra, com rara sensibilidade, a beleza, o mistério e a tenacidade do espírito humano e da própria vida.
«Ackerman conta a história notável de Jan Zabinski, director do Jardim Zoológico de Varsóvia, e da sua mulher… Esta história, cheia de suspense e maravilhosamente concebida, merece um grande público.»
por: New York Times em: 00 0000
«Intenso… Um livro absorvente…»
por: The Washington Post em: 00 0000
«Uma história maravilhosa sobre o Holocausto pode parecer um oxímoro grotesco. Mas emMemórias de Varsóvia Ackerman prova o contrário. Eis uma verdadeira história - de empatia humana e o seu oposto - simultaneamente séria, exuberante, inteligente e divertida. Ackerman tem uma história magnífica para contar e conta-a magnificamente.»
por: Booklist, starred review em: 00 0000
«Uma demonstração exemplar de erudição e êxtase de imaginação. O relato comovente que Ackerman faz dos heróicos Zabinski ilumina a ligação profunda que existe entre a humanidade e a natureza, celebrando a beleza, o mistério e a tenacidade da vida.»
por: Los Angeles Times em: 00 0000
«Talhado para uma adaptação cinematográfica… um livro para ler, reler e dar a outros.»
por: Dava Sobel, autora de "The Planets e Galileo’s Daughter" em: 00 0000
«Espectacular… Raramente se lê um livro onde a autora e a heroína estão tão magicamente ligadas.»
por: Jornal de Letras em: 27 Fevereiro 2008
Baseado numa história verdadeira, este livro é um testemunho poderoso da coragem e da bondade humana. Em plena Segunda Guerra Mundial, quando Varsóvia cai sob o domínio nazi, existe um exuberante jardim zoológico que alberga uma larga quantidade de animais exóticos. Dois dos tratadores dos animais, o casal Jan e Antonina Zabinski, vivem dentro do parque e, a partir do momento em que o conflito se alastra pela cidade, fazem tudo o que podem para manter impoluto este Éden luxuriante. Polacos cristãos, através de engenhosos esquemas, vão utilizar o zoo para salvar as vidas dos animais e sobretudo as de centenas de judeus polacos que aos poucos – e das maneiras mais mirabolantes – vão trazendo do gueto de Varsóvia para o parque.
por: Catarina Homem Marques, in SOL em: 09 Agosto 2008
Reino mais do que animal Livro conta como um jardim zoológico salvou centenas de judeus no Holocausto
No caos de uma Varsóvia bombardeada e cercada pelo exército alemão, em Setembro de 1939, caso tivesse havido tempo para parar e olhar em redor, as pessoas teriam visto o mais invulgar dos desfiles – focas nas margens do rio Vístula e, pelas ruas, camelos, avestruzes, antílopes ou lobos. Animais foragidos de um jardim zoológico destruído que acabou por salvar muitas vidas por intermédio do seu director e da mulher. Jan e Antonina Zabinski, o casal real que protagoniza o livro O Jardim da Esperança (ed. Presença), de Diane Ackerman.
«É uma saga sobre o que as alegadas pessoas ´comuns´ conseguem atingir», contou a escritora ao SOL. Não há ficção. Apenas a reconstrução de como este casal refugiou em celas destruídas do zoo centenas de judeus durante a II Guerra Mundial, salvando-lhes a vida, ao mesmo tempo que se esforçava por impedir a morte dos animais que sobreviveram aos ataques. Acolhendo até muitos deles – como hienas, linces ou catatuas dentro de casa, devido ao grau de destruição do jardim.
«Temos tendência em pensar nos heróis só em termos de combates violentos, mas os seres humanos também protagonizam actos radicais de compaixão». Muitos aconteceram também durante o Holocausto e já foram realçados, como no filme A Lista de Schindler. Pelo contrário, este só agora se torna mais conhecido. «É extraordinário como Antonina estava determinada em introduzir alegria, encanto, curiosidade e inocência num ´lar´ onde todos receavam perigos muito reais. Isso exige um tipo especial de coragem que é raramente celebrado».
Ackerman chegou a esta história por acaso, já há alguns anos. «Ouvi falar de uma floresta polaca parada no tempo, onde cavalos com aspecto de pertencer a uma raça antiga andavam à solta, e pus-me a pensar como teriam ido lá parar». Foi assim que chegou até aos Zabinski e à história que envolveu o seu jardim zoológico. Depois, o trabalho levou cinco anos a ser feito, entre visitas aos locais onde tudo aconteceu, análise da informação contida nos diários de Antonina e documentos do casal, investigação histórica e entrevistas a pessoas que privaram com os Zabinski, incluindo o filho.
Além da vertente histórica e humana, o livro preocupa-se em dar a conhecer uma faceta menos divulgada da guerra – as consequências na biodiversidade. Menciona também um outro aspecto da filosofia nazi: uma lógica de investigação animal dedicada à selecção de espécies e contra uma alegada degeneração das raças. Ackerman é naturalista, o coordenador da sua dissertação na universidade foi Carl Sagan e especializou-se em ensaios científicos. «Gosto mais de escrever sobre estes cruzamentos em que a Natureza e a natureza humana se encontram».
Sinopse
Quando, no início da Segunda Guerra Mundial, Varsóvia caiu sob o domínio nazi orgulhava-se de ter um dos mais famosos jardins zoológicos da Europa, um Éden exuberante que albergava uma profusa colecção de animais exóticos. Mas o terror nazi não irá poupar a paz deste cenário quase perfeito, e no meio de toda a destruição que o atinge só a coragem e a grandeza humana dos ?abi?ski, o casal de tratadores do zoo, permitirá salvar as vidas não só de animais mas também de centenas de judeus polacos que Jan traz às escondidas do gueto de Varsóvia para o parque. Esta obra é o testemunho poderoso dessa coragem, uma história que celebra, com rara sensibilidade, a beleza, o mistério e a tenacidade do espírito humano e da própria vida.Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)Críticas Literárias
por: Publisher’s Weekly, starred review em: 00 0000
por: New York Times em: 00 0000
por: The Washington Post em: 00 0000
por: Booklist, starred review em: 00 0000
por: Los Angeles Times em: 00 0000
por: Dava Sobel, autora de "The Planets e Galileo’s Daughter" em: 00 0000
por: Jornal de Letras em: 27 Fevereiro 2008
por: Catarina Homem Marques, in SOL em: 09 Agosto 2008
Livro conta como um jardim zoológico salvou centenas de judeus no Holocausto
No caos de uma Varsóvia bombardeada e cercada pelo exército alemão, em Setembro de 1939, caso tivesse havido tempo para parar e olhar em redor, as pessoas teriam visto o mais invulgar dos desfiles – focas nas margens do rio Vístula e, pelas ruas, camelos, avestruzes, antílopes ou lobos. Animais foragidos de um jardim zoológico destruído que acabou por salvar muitas vidas por intermédio do seu director e da mulher. Jan e Antonina Zabinski, o casal real que protagoniza o livro O Jardim da Esperança (ed. Presença), de Diane Ackerman.