Aos 22 anos Chico Buarque descobriu que tinha um irmão alemão. Sergio
Buarque de Holanda, reputado historiador e crítico literário, pai de
Chico, vivera na Alemanha entre 1929 e 1930, enquanto correspondente de
um jornal. A efervescente Berlim dos anos 30 serviu de cenário a um
romance com uma mulher alemã, de quem teve um filho que nunca chegou a
conhecer. Chamava-se Sérgio Ernst.
Quase cinco décadas depois da descoberta, Chico Buarque decidiu fazer da
existência desse irmão - e do silêncio em torno dele - a matéria do seu
próximo romance. Mas antes precisava de saber exactamente o que lhe
acontecera. Dessa busca nasce este romance. Magistralmente conduzida
por um narrador obsessivo, delirante, megalómano e profundamente
solitário sem o querer ser, a narrativa enreda o leitor numa trama em
que realidade e devaneio se confundem permanentemente. A páginas tantas,
a busca de narrador e autor passa a pertencer igualmente ao leitor,
também ele desesperadamente procurando esse irmão desconhecido.
Sinopse
Sergio Buarque de Holanda, reputado historiador e crítico literário, pai de Chico, vivera na Alemanha entre 1929 e 1930, enquanto correspondente de um jornal. A efervescente Berlim dos anos 30 serviu de cenário a um romance com uma mulher alemã, de quem teve um filho que nunca chegou a conhecer. Chamava-se Sérgio Ernst.
Quase cinco décadas depois da descoberta, Chico Buarque decidiu fazer da existência desse irmão - e do silêncio em torno dele - a matéria do seu próximo romance. Mas antes precisava de saber exactamente o que lhe acontecera.
Dessa busca nasce este romance. Magistralmente conduzida por um narrador obsessivo, delirante, megalómano e profundamente solitário sem o querer ser, a narrativa enreda o leitor numa trama em que realidade e devaneio se confundem permanentemente. A páginas tantas, a busca de narrador e autor passa a pertencer igualmente ao leitor, também ele desesperadamente procurando esse irmão desconhecido.
Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)