A evolução das sociedades tem sido acompanhada pela
diversificação das necessidades e dos comportamentos dos vários agentes
económicos. Recentemente, os avanços estão essencialmente correlacionados com
os impactos resultantes da globalização e da inovação tecnológica. Diferentes
hábitos de consumo e novos modelos de gestão contribuem para que um número
crescente de funções, originariamente desempenhadas pelos próprios indivíduos e
organizações, sejam efetuadas por terceiros. Surgem, assim, outros agentes económicos
que, ao desempenharem essas tarefas, as transformam em oportunidades de
negócio, contribuindo deste modo para a proliferação de empresas de serviços e
para a expansão e importância deste setor nas economias das sociedades
modernas. Com efeito, os serviços apresentam atualmente um peso relevante no
PIB destas economias, encontrando-se direta ou indiretamente presente na
maioria das atividades económicas e relações de troca, mesmo quando o objeto
destas relações não seja diretamente o serviço. Como objeto específico da
transação, ou até mesmo como mero complemento diferenciador de um produto, os
serviços e o marketing a estes associados têm sido alvo de estudo e atenção
particular. De facto, dada a natureza e as características intrínsecas dos
serviços, o marketing assumiu neste âmbito um estatuto de prática e de
disciplina de estudo autónoma. Ao serem reconhecidas as características que
distinguem os serviços dos bens de consumo, o Marketing de Serviços emerge por
forma a proporcionar uma visão distinta e própria da gestão de marketing neste
setor de atividade, através de um conjunto de princípios e de abordagens
específicas e essenciais.Partindo dessa realidade
observada, o presente livro pretende abordar de forma objetiva e rigorosa, os
diversos aspetos relacionados com o Marketing de Serviços, constituindo um
elemento de consulta para todos aqueles que se interessam pelo Marketing,
particularmente pela problemática desta vertente específica cada vez mais
relevante.
Sinopse
Ficha Técnica