Este manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão
das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas
tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes
neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a
inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e
temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por
gestores, académicos e estudantes das áreas de gestão, de economia, do
comportamento organizacional e da psicologia das organizações. O recurso
a uma escrita acessível e a forma como está organizado tornam-no também
uma ferramenta útil para todos os profissionais interessados em
compreender os desafios, as técnicas e os modelos de gestão de pessoas.
Os temas abordados são os seguintes: • O que é a gestão de pessoas/recursos humanos; • A estratégia da organização e a gestão estratégica das pessoas; • Análise do trabalho; • Recrutamento e atração do capital humano; • Seleção: elegendo capital humano. • Seleção: abordagens holísticas; • Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção; • Formação: para potenciar o capital humano; • Desenvolvimento de competências de gestão; • Os processos de gestão e melhoria do desempenho; • Competências: combinando capacidades técnicas com características soft; • Carreiras: a parceria entre a organização e os indivíduos; • Compensação: a gestão da retribuição e dos benefícios; • Subcontratação e trabalho temporário; • Rutura: os processos de reestruturação e downsizing; • Disfunções organizacionais
Sinopse
Os temas abordados são os seguintes:
• O que é a gestão de pessoas/recursos humanos;
• A estratégia da organização e a gestão estratégica das pessoas;
• Análise do trabalho;
• Recrutamento e atração do capital humano;
• Seleção: elegendo capital humano.
• Seleção: abordagens holísticas;
• Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção;
• Formação: para potenciar o capital humano;
• Desenvolvimento de competências de gestão;
• Os processos de gestão e melhoria do desempenho;
• Competências: combinando capacidades técnicas com características soft;
• Carreiras: a parceria entre a organização e os indivíduos;
• Compensação: a gestão da retribuição e dos benefícios;
• Subcontratação e trabalho temporário;
• Rutura: os processos de reestruturação e downsizing;
• Disfunções organizacionais
Ficha Técnica
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