Nos discursos e escritos da comunidade académica e dos
profissionais da gestão, competência, conhecimento e talento tornaram-se
vocábulos que os leitores e ouvintes passaram a ler e ouvir recorrentemente.
Quase sempre associadas a conceitos como atingir objetivos, recursos humanos,
ultrapassar dificuldades, inovação, liderança, excelência, desempenho,
qualidade, recrutamento, saber fazer, eficácia, eficiência e muitas outras que,
embora dependendo dos contextos, convergem e apontam normalmente para uma única:
sucesso.Esta é pois uma obra que fala de sucesso e do modo como o
obter e manter a longo prazo focando-se no ativo mais importante das
organizações: as pessoas e os seus conhecimentos.Numa primeira parte, o autor, apresenta, a nível
conceptual, o estado da arte relativamente à gestão das competências, do
conhecimento e do talento, e numa segunda parte, recorrendo a casos de estudo
de organizações portuguesas elaborados pelos seus profissionais, ilustra as
melhores práticas que se vão operacionalizando nos contextos organizacionais
atuais.
«O livro que agora se apresenta ao leitor tem, portanto, um
papel importante para fomentar a discussão destas novas temáticas e provocar
novos ensaios de aplicação concreta à gestão das pessoas nas nossas organizações».Luís Reto – Reitor ISCTE – In
Prefácio
Sinopse
«O livro que agora se apresenta ao leitor tem, portanto, um papel importante para fomentar a discussão destas novas temáticas e provocar novos ensaios de aplicação concreta à gestão das pessoas nas nossas organizações».Luís Reto – Reitor ISCTE – In Prefácio
Ficha Técnica