O presente trabalho corresponde à reestruturação e ampliação de um capítulo originariamente pertencente ao estudo Educação de Infância em Portugal: Situação e Contextos numa Perspectiva de Promoção de Equidade e Combate à Exclusão (Conselho Nacional de Educação, 23) e que, devido à sua extensão, não pôde então ser publicado. Trata-se de uma reflexão sobre a evolução da educação de infância no nosso país, relatando a passagem progressiva das políticas de carácter assistencial a políticas educativas, descrevendo o contributo das mudanças democráticas trazidas pelo 25 de Abril de 1974 e, finalmente, detendo-se sobre o tempo da educação de infância como «projecto de cidadania» durante o XIII Governo Constitucional. Lançam-se pistas para uma possível «Fase II de um Projecto de Cidadania».
Sinopse
O presente trabalho corresponde à reestruturação e ampliação de um capítulo originariamente pertencente ao estudo Educação de Infância em Portugal: Situação e Contextos numa Perspectiva de Promoção de Equidade e Combate à Exclusão (Conselho Nacional de Educação, 23) e que, devido à sua extensão, não pôde então ser publicado. Trata-se de uma reflexão sobre a evolução da educação de infância no nosso país, relatando a passagem progressiva das políticas de carácter assistencial a políticas educativas, descrevendo o contributo das mudanças democráticas trazidas pelo 25 de Abril de 1974 e, finalmente, detendo-se sobre o tempo da educação de infância como «projecto de cidadania» durante o XIII Governo Constitucional. Lançam-se pistas para uma possível «Fase II de um Projecto de Cidadania».Ficha Técnica
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