Actualmente a Internet é uma realidade tecnológica em crescimento exponencial e em ininterrupto estado de inovação que revolucionou a forma como as dinâmicas culturais, politicas, empresariais e sociais se processam.
Nela impera a liberdade, a oportunidade, a elevada acessibilidade de informação e uma nova dimensão existencial, que muitos designam como Web 2.0, onde por vezes se confrontam novos instrumentos de poder.
Neste contexto, todo o instrumento de poder pode ser usado para o bem e para o mal. É essencialmente sobre este lado anárquico que este livro se debruça, abordando de uma forma simples mas séria as novas dinâmicas do crime e da subversão relacionadas com a Internet e com as actuais Tecnologias de Informação. Nesta obra, caracteriza-se com particular incidência os seus actores, as suas motivações, as tecnologias ao seu dispor e os seus modos de actuar. Paralelamente, é caracterizado o fenómeno que se designa hoje por Cyberwar, trilhando-se os caminhos traçados pelos hackers, bem como os meandros do Ciberterrorismo e do Cyberwarfare.
Aborda-se ainda a moldura legal, as teorias criminais e sociais inerentes a este novo tipo de crime, e as formas que o cidadão tem para o minimizar. Neste percurso faz-se referência aos diferentes métodos a que o hacker e os diversos cibercriminosos recorrem para levar a cabo as suas acções desviantes, apresentando-se as tecnologias e as técnicas a que o cidadão e as empresas poderão recorrer para mitigar os seus efeitos.
Prefácio pelo Professor José Tribolet.
Sinopse
Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)