A comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se
falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é
o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da
nossa vontade. Mesmo calados, comunicamos - pois os nossos
interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade.
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos
práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os
temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação;
comunicação entre pessoas de diferentes culturas; mensagens
contraditórias e paradoxais; silêncios e mentiras; comunicação
não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar;
falar em público; facultar e receber feedback dos colaboradores;
escrever e clicar.
O livro é útil para um amplo espetro de leitores:
• Ajuda os gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente.
• Faculta aos professores e formadores das áreas da comunicação
organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática,
rigorosa e de leitura agradável.
• Fornece aos estudantes do ensino superior (gestão; comportamento
organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos
fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em
geral.
• Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as competências
comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na
pessoal.
Contém resumos e orientações para a ação. Complementado com manual contendo 31 exercícios que o leitor poderá usar
para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder.
Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula
ou eventos formativos (telecarregamento em: www.sílabo.pt).
Sinopse
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação; comunicação entre pessoas de diferentes culturas; mensagens contraditórias e paradoxais; silêncios e mentiras; comunicação não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar; falar em público; facultar e receber feedback dos colaboradores; escrever e clicar.
O livro é útil para um amplo espetro de leitores:
• Ajuda os gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente.
• Faculta aos professores e formadores das áreas da comunicação organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática, rigorosa e de leitura agradável.
• Fornece aos estudantes do ensino superior (gestão; comportamento organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em geral.
• Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as competências comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na pessoal.
Contém resumos e orientações para a ação.
Complementado com manual contendo 31 exercícios que o leitor poderá usar para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder. Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula ou eventos formativos (telecarregamento em: www.sílabo.pt).
Ficha Técnica