Celebração do Tempo - 2015 Fechar

Celebração do Tempo - 2015

Calendário Inter-Religioso

De: Vários autores

  • Actualmente estrelas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
 
€ 4,00
 
Expedição prevista no prazo de 4 a 6 dias úteis
  • em Portugal. V. condições de entrega para envios internacionais. Sujeita a confirmação de disponibilidade na respectiva editora.
 
 

Sinopse

O Parlamento Europeu e Conselho determinaram que 2015 fosse dedicado à reflexão sobre as temáticas associadas à Luz (matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico), e esse é o enfoque da Celebração do Tempo para este novo ano.
É por demais conhecido o valor simbólico da Luz, particularmente no campo religioso e, no caso deste Calendário inter-religioso o tema foi tratado numa forte analogia com a Tolerância, de cujos textos antologizados mana um sentido luminoso que deve substanciar os comportamentos de respeito pela dignidade alheia e pelo direito do Outro à diferença, e a que poderemos chamar «luz da democracia». Nas palavras de Apresentação do Pe. Tolentino Mendonça: «Que este calendário constitua um apoio, uma luz que nos atira mais para longe. E que esse “longe” ilumine, até ao fundo e até ao fim, tudo o que está perto.»
No seu interior, para além desse corpo textual de enfoque, assinalam-se as datas celebrativas das principais religiões implantadas em Portugal (quanto ao número de seguidores e tradição histórica), assim como as datas comemorativas de cariz nacional, internacional e mundial. A recolha e organização dos conteúdos literários e imagético-temáticos, mais uma vez, devem-se à prestimosa colaboração do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), e a Introdução é dos organizadores da antologia de suporte – Portugal Tolerante – Professores José Eduardo Franco e Paulo Mendes Pinto.
Neste novo ano, é para nós gratificante a retoma do apoio do Alto Comissariado para as Migrações (Presidência do Conselho de Ministros) e deixamos algumas palavras sintónicas da Apresentação do Secretário de Estado Adjunto, Dr. Pedro Lomba: «A metáfora da luz excede largamente a ciência e a tecnologia. Ao longo dos tempos, a luz tem estado presente em todas as culturas e religiões. Nesse sentido, a luz é uma metáfora universal, de forma consciente ou inconsciente.»
 

Ficha Técnica

  • Editora: Paulinas Editora
  • Colecção:
  • Data de Publicação: 10-2014
  • Encadernação: capa mole - 28 páginas
  • Idioma: Português
  • ISBN: 5603658570038
  • Dimensões do livro: 297 x 210 mm
  • Avaliação média dos leitores:
    • Actualmente 0 estrelas
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    (0 comentários dos leitores)
 
 

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

Se encontrou conteúdo errado ou ofensivo nesta página envie-nos um e-mail.

Partilhar por e-mail Fechar

 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.