Este livro foi escrito por professores de Bioquímica pertencentes a várias Universidades portuguesas com o objectivo de oferecer ao leitor um manual actualizado de bioquímica, abordando de um modo actual e organizado os principais temas de bioquímica geral e metabólica, tendo-se deixado para um segundo volume a bioquímica dos órgãos e tecidos e a bioquímica clínica.
Esta obra , elaborada para colmatar a falha de literatura científica nesta área, escrita por portugueses em língua portuguesa, dirige-se aos alunos dos cursos superiores, universitários ou politécnicos, que tenham no seu currículo a disciplina de bioquímica, aos professores do ensino secundário que queiram actualizar os seus conhecimentos nesta matéria e a todos os que se interessem em acompanhar o desenvolvimento da bioquímica.
O livro começa por abordar temas gerais como: História da Bioquímica, Noções de Química Orgânica, Homeostase e Cibernética, Termodinâmica e Bioenergética.
Em seguida é abordada a bioquímica estrutural dos compostos orgânicos existentes no organismo - proteínas, glúcidos e lípidos. A enzimologia surge como um meio obrigatório de entender o metabolismo. A bioquímica metabólica aborda com detalhe o metabolismo dos glúcidos, lípidos e proteínas. O livro é finalizado por dois capítulos de síntese - Regulação e Diversidade Metabólicas.
Para ajudar a compreensão, cada capítulo contém um resumo, palavras-chave e perguntas de revisão. No final do livro, existe um apêndice onde foram reunidos os termos para os quais existem diferentes terminologias.
Este livro representa da parte dos autores e do editor um esforço notável para conseguir apresentar um manual ao mesmo tempo claro e sintético, actualizado e com uma apresentação gráfica que o torne de consulta agradável e que suscite a quem o ler um interesse acrescido e, porque não, uma paixão por esta matéria sempre em crescimento e evolução, que é a bioquímica.
Sinopse
Este livro foi escrito por professores de Bioquímica pertencentes a várias Universidades portuguesas com o objectivo de oferecer ao leitor um manual actualizado de bioquímica, abordando de um modo actual e organizado os principais temas de bioquímica geral e metabólica, tendo-se deixado para um segundo volume a bioquímica dos órgãos e tecidos e a bioquímica clínica. Esta obra , elaborada para colmatar a falha de literatura científica nesta área, escrita por portugueses em língua portuguesa, dirige-se aos alunos dos cursos superiores, universitários ou politécnicos, que tenham no seu currículo a disciplina de bioquímica, aos professores do ensino secundário que queiram actualizar os seus conhecimentos nesta matéria e a todos os que se interessem em acompanhar o desenvolvimento da bioquímica. O livro começa por abordar temas gerais como: História da Bioquímica, Noções de Química Orgânica, Homeostase e Cibernética, Termodinâmica e Bioenergética. Em seguida é abordada a bioquímica estrutural dos compostos orgânicos existentes no organismo - proteínas, glúcidos e lípidos. A enzimologia surge como um meio obrigatório de entender o metabolismo. A bioquímica metabólica aborda com detalhe o metabolismo dos glúcidos, lípidos e proteínas. O livro é finalizado por dois capítulos de síntese - Regulação e Diversidade Metabólicas. Para ajudar a compreensão, cada capítulo contém um resumo, palavras-chave e perguntas de revisão. No final do livro, existe um apêndice onde foram reunidos os termos para os quais existem diferentes terminologias. Este livro representa da parte dos autores e do editor um esforço notável para conseguir apresentar um manual ao mesmo tempo claro e sintético, actualizado e com uma apresentação gráfica que o torne de consulta agradável e que suscite a quem o ler um interesse acrescido e, porque não, uma paixão por esta matéria sempre em crescimento e evolução, que é a bioquímica.Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)