"O presente livro pode ser de grande importância para todos os que, de uma forma ou de outra, têm de aplicar as leis relativas aos espectáculos e aos direitos autorais. Promotores de espectáculos, produtores cinematográficos e teatrais, distribuidores de cinema, editores de vídeo, artistas, autores, produtores de fonogramas e de multimédia. utilizadores ou produtores de conteúdos da internet, autoridades policiais, funcionários administrativos, juristas e magistrados sentem-se, por vezes, perdidos num emaranhado de leis cuja tradução prática nem sempre é linear ou de que desconhecem mesmo a existência. A obra está dividida em duas partes. A primeira consta da análise prática das leis resultado de reflexões e experiências de quem as teve de cumprir e fazer cumprir. A segunda parte contém a compilação, anotada, da legislação relativa a espectáculos e direitos autorais e o correspondente índice remissivo. Índice1.ª Parte - Espectáculos e Direitos Autorais - As Bodas de Fígaro - Os Espectáculos e a Lei - Direitos Autorais - Do Teatro à Internet A Pirataria 2.ª Parte - As Leis - Legislação de Espectáculos - Direitos de Autor - Legislação Complementar - Organismos - Índice Remissivo PREFÁCIOSer autor é, por definição, ""ser a causa primária ou principal de alguma coisa"".Saber distinguir o talento c a criatividade desses senhores da novidade assinada resulta, assim, num imperativo ético elementar a que nenhuma sociedade civilizada se pode esquivar. Também o quadro legal acompanha esse reconhecimento, e adequação às novas tecnologias da informação, das ""causas principais"" dos nossos espectáculos.Por isso em boa hora a ""Almedina"" editou ""As Leis dos Espectáculos e Direitos Autorais - do Teatro à Internet"" de António Xavier. Um trabalho útil, meritório e de apurada qualidade.Útil, porque, numa só obra, dissipa as dúvidas legais que, no nosso País, tantas vezes acompanham o simples exercício de atribuir ""o seu a seu dono"". Este livro é, sem dúvida, um instrumento precioso para juristas, autores, empresários e legisladores que lidam com o complexo mundo da subjectividade criativa.Meritório, porque o autor trabalha nesta temática há muitos anos, tem sobre ela uma ideia clara, experiente e comparada sem perder de vista outros enquadramentos legais.Mas esta obra recomenda-se, também, pela apurada qualidade técnica do autor. António Xavier trabalhou comigo durante cinco anos na Secretaria de Estado da Cultura c sou testemunha do brio profissional e da dedicação que põe em todos os assuntos a que se dedica. Também os seus atributos pessoais de moderação e equilíbrio dão garantias a quem consulta ""As Leis dos Espectáculos e Direitos Autorais - do Teatro à Internet"" de que está perante um autor que é ""causa primária e principal"" de uma obra de referência nesta matéria.Pedro Santana Lopes"
Sinopse
"O presente livro pode ser de grande importância para todos os que, de uma forma ou de outra, têm de aplicar as leis relativas aos espectáculos e aos direitos autorais. Promotores de espectáculos, produtores cinematográficos e teatrais, distribuidores de cinema, editores de vídeo, artistas, autores, produtores de fonogramas e de multimédia. utilizadores ou produtores de conteúdos da internet, autoridades policiais, funcionários administrativos, juristas e magistrados sentem-se, por vezes, perdidos num emaranhado de leis cuja tradução prática nem sempre é linear ou de que desconhecem mesmo a existência. A obra está dividida em duas partes. A primeira consta da análise prática das leis resultado de reflexões e experiências de quem as teve de cumprir e fazer cumprir. A segunda parte contém a compilação, anotada, da legislação relativa a espectáculos e direitos autorais e o correspondente índice remissivo. Índice1.ª Parte - Espectáculos e Direitos Autorais - As Bodas de Fígaro - Os Espectáculos e a Lei - Direitos Autorais - Do Teatro à Internet A Pirataria 2.ª Parte - As Leis - Legislação de Espectáculos - Direitos de Autor - Legislação Complementar - Organismos - Índice Remissivo PREFÁCIOSer autor é, por definição, ""ser a causa primária ou principal de alguma coisa"".Saber distinguir o talento c a criatividade desses senhores da novidade assinada resulta, assim, num imperativo ético elementar a que nenhuma sociedade civilizada se pode esquivar. Também o quadro legal acompanha esse reconhecimento, e adequação às novas tecnologias da informação, das ""causas principais"" dos nossos espectáculos.Por isso em boa hora a ""Almedina"" editou ""As Leis dos Espectáculos e Direitos Autorais - do Teatro à Internet"" de António Xavier. Um trabalho útil, meritório e de apurada qualidade.Útil, porque, numa só obra, dissipa as dúvidas legais que, no nosso País, tantas vezes acompanham o simples exercício de atribuir ""o seu a seu dono"". Este livro é, sem dúvida, um instrumento precioso para juristas, autores, empresários e legisladores que lidam com o complexo mundo da subjectividade criativa.Meritório, porque o autor trabalha nesta temática há muitos anos, tem sobre ela uma ideia clara, experiente e comparada sem perder de vista outros enquadramentos legais.Mas esta obra recomenda-se, também, pela apurada qualidade técnica do autor. António Xavier trabalhou comigo durante cinco anos na Secretaria de Estado da Cultura c sou testemunha do brio profissional e da dedicação que põe em todos os assuntos a que se dedica. Também os seus atributos pessoais de moderação e equilíbrio dão garantias a quem consulta ""As Leis dos Espectáculos e Direitos Autorais - do Teatro à Internet"" de que está perante um autor que é ""causa primária e principal"" de uma obra de referência nesta matéria.Pedro Santana Lopes"Ficha Técnica
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