Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências
Propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia
De: António Almeida, Clara Vasconcelos
Comentários
Para comentar precisa de estar registado
Se encontrou conteúdo errado ou ofensivo nesta página envie-nos um e-mail.




Sinopse
Talvez o insucesso escolar esteja mais relacionado com o modo como ensinamos do que com o conteúdo da aprendizagem. Nesta perspetiva, e recorrendo à metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), usada de forma recorrente na Educação em Medicina, em Engenharia ou em Direito, os autores apresentam propostas de trabalho para desenvolver no Ensino das Ciências no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, mas que podem mesmo ser adaptadas em ciclos anteriores.
Sempre apoiados no ensino dirigido para a investigação (inquiry), os autores relevam a importância do Ensino das Ciências associado ao planeamento de atividades e à sua execução prática, conducentes a uma melhor compreensão da natureza da ciência e do empreendimento científico. A ABRP é, assim, uma metodologia centrada no aluno, que o envolve no processo de aprendizagem ao criar cenários do quotidiano que obrigam a responder a questões motivadoras e desafiantes e para as quais é necessário dominar o novo conteúdo científico. Ao professor cabe o importante papel de mediador das aprendizagens, aspeto fundamental para o sucesso desta metodologia.
As propostas que se apresentam abordam temáticas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, áreas científicas de preferência dos autores, mas potenciam caminhos para que a metodologia seja usada noutras áreas
Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)