Zélia Gattai

Zélia Gattai nasceu em São Paulo em 1916. Em 1936, casou-se com Aldo Veiga, militante do Partido Comunista. Dessa união nasceu o seu filho, Luis Carlos Veiga, em 1942. Em 1945, separada do marido, passou a viver com Jorge Amado, a quem conhecera durante os preparativos de um comício em apoio a Luis Carlos Prestes. No ano seguinte, com a eleição do escritor para a Câmara Federal, mudam-se para o Rio de Janeiro. Nasceu, em 1947, o primeiro filho do casal, João Jorge Amado. Quatro anos depois, nasce Paloma Jorge Amado.

Com a ilegalidade do Partido Comunista, Jorge Amado perde o mandato na Câmara, e a família precisa de deixar o país. Por cinco anos, vivendo entre Paris e Praga, o casal travou contacto com personalidades como Pablo Neruda, Picasso e Simone de Beauvoir. Entretanto, Zélia concluiu o curso de língua e civilização francesa, na Universidade de Sorbonne.

Voltaram ao Brasil, em 1952 e fixam-se no Rio de Janeiro. o seu casamento com Jorge Amado é oficializado em 1978. No ano seguinte, lança o seu primeiro livro e que seria aquele de maior sucesso, Anarquistas, graças a Deus. Esse romance render-lhe-ia os prémios Dante Alighieri e Revelação Literária da Associação de Imprensa.

Com a morte do escritor Jorge Amado, em 6 de Agosto de 2001, foi eleita para ocupar a cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras, em 2001, vaga com o falecimento de seu marido. A escritora e memorialista faleceu no dia 17 de Maio de 2008.

Nasceu a 02 de Julho de 1916 , São Paulo, Brasil
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.