Odysséas Elytis

Nascido em Creta no ano de 1911, foi em Atenas que o poeta estudou e concluiu o ensino secundário, findo o qual ingressou na Escola de Direito da Universidade de Atenas.
Os seus poemas foram publicados pela primeira vez em 1935, na revista Nea Grammata (Nova Cultura), um importante órgão de reforma da escrita poética grega, cujo início se deu perto da II Guerra Mundial. Durante a ocupação da Grécia, no contexto da Guerra Mundial, o poeta integrou as forças militares; terminado esse período, retomou activamente a publicação de poesia e também de ensaios (que se debruçavam maioritariamente sobre poesia contemporânea e questões artísticas).
Elytis desempenhou cargos de administração e direcção em prestigiados organismos e organizações como a Fundação Nacional de Rádio, o Serviço de Rádio e Televisão e a Organização Nacional de Turismo do Festival de Atenas.
Entre 1948 e 1952 e 1969 e 1972, o escritor viveu em Paris, onde aprofundou conhecimentos de Filologia e Literatura, na Sorbonne, e contactou com os pais dos movimentos vanguardistas (Breton, Picasso, Matisse e Chagall, entre outros). Durante essas temporadas aproveitou também para viajar, tendo visitado Inglaterra, Suíça, Itália e Espanha, países onde frequentemente representou a Grécia em festivais culturais.
A sua poesia, muito divulgada, caracteriza-se pela devoção ao Helenismo e à reconstrução da antiga cultura grega, procurando uma expressão clara. Em 1979, a obra literária de Elytis recebeu o prémio Nobel.
O poeta morreu em 1995.

  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.