Haroldo de Campos

Haroldo Eurico Browne de Campos foi um poeta e tradutor brasileiro. Haroldo fez os seus estudos secundários no Colégio São Bento, onde aprendeu os primeiros idiomas estrangeiros, como latim, inglês, espanhol e francês. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no final da década de 1940, lançando o seu primeiro livro em 1949, O Auto do Possesso quando, ao lado de Décio Pignatari, participava do Clube de Poesia.

Em 1952, Décio, Haroldo e seu irmão Augusto de Campos rompem com o Clube, por divergirem quanto ao conservadorismo predominante entre os poetas, conhecidos como "Geração de 45". Fundam, então, o grupo Noigandres, passando a publicar poemas na revista do grupo, de mesmo título. Nos anos seguintes defendeu as teses que levariam os três a inaugurar, em 1956 o movimento concretista, ao qual se manteve fiel até o ano de 1963, quando inaugurou um trajecto próprio, centrando-se suas atenções no seu projecto do livro-poema Galáxias.

Haroldo doutorou-se pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sob orientação de Antonio Candido, tendo sido professor da PUC-SP, bem como na Universidade do Texas, em Austin. Dirigiu, até o final de sua vida, a coleção Signos, da Editora Perspectiva. "Transcriou" em português poemas de autores como Homero, Dante, Mallarmé, Goethe, Mayakovski, além de textos bíblicos, como o Gênesis e o Eclesiastes. Publicou, ainda, numerosos ensaios de teoria literária, entre eles A Arte no Horizonte do Provável (1969).

Faleceu em São Paulo, a 16 de agosto de 2003, tendo publicado, pouco antes, a sua transcriação em português da Ilíada, de Homero.

Nasceu a 19 de Agosto de 1929 , São Paulo, Brasil
  Ver livros do autor
 
Sugerir alterao

Sou este autor e quero editar a minha pgina pblica

 

Pedido de edio de pgina pblica Fechar

Para lhe podermos dar acesso sua pgina tem de estar registado no site. Se ainda no se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulrio abaixo.

  Livros do autor

Comentrios

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.