Marcel Proust
Nascido em Auteuil, Paris, Marcel Proust foi uma criança muito frágil. Era leitor e admirador de Baudelaire, Mallarmé, Anatole France e Saint-Simon. Durante a juventude estudou no Lycée Condorcet, que frequentava irregularmente, dado o seu estado de doença crónico. Em 1891, entrou na École des Sciences Politiques, onde se preparou para seguir a carreira de diplomata, da qual desistiu para se dedicar exclusivamente à literatura.
As primeiras experiências literárias de Proust datam de 1892, quando da fundação da revista Le Banquet. Mais tarde, colaborou na La Revue Blanche, passando a frequentar nessa altura os salões aristocráticos parisienses, cujos costumes lhe forneceram material para a sua obra literária. Após a morte da mãe, tornou-se herdeiro de uma pequena fortuna, da qual se serviu para criar o seu livro mais importante, Em Busca do Tempo Perdido.
Morreu em Paris com cerca de 50 anos de idade, legando-nos a sua obra, uma história da representação, da recriação literária do ser humano, nas suas infinitas reacções químicas diante das coisas que o fazem sentir dor ou prazer.
Nasceu a 10 de Julho de 1871 , Auteuil, Paris
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado