50 livros que toda a gente deve ler
O semanário Expresso publicou, em Agosto de 2012, uma lista de 50 obras literárias e ensaísticas que, de acordo com o título do artigo, "toda a gente deve ler". Esta seleção resultou das escolhas de Ana Cristina Leonardo, Clara Ferreira Alves, Henrique Monteiro, José Mário Silva, Luísa Mellid-Franco e Pedro Mexia.
Segundo escreveu o Expresso, "não há listas perfeitas. Escolher 50 livros (ou 100) implica sempre deixar de fora muitas obras igualmente importantes - ou até mais importantes - que poderiam com toda a justiça estar no lugar destas. Conscientes de que é impossível agradar a gregos e a troianos, pretendemos fazer uma seleção equilibrada, com natural predomínio dos clássicos (essas obras que já passaram o crivo do tempo e entraram no cânone), mas também com algumas apostas pessoais dos colaboradores, escolhas talvez menos óbvias e que esperamos possam corresponder a surpresas e descobertas. Estes 50 títulos foram fixados após um processo de sobreposição de várias listas. [...] E uma coisa é certa: mais ou menos consensuais, todos os livros sugeridos têm uma qualidade literária acima de qualquer suspeita."
Com o devido crédito ao Expresso, reproduzimos nesta montra a sua seleção, não deixando de felicitar o semanário pela iniciativa (v. www.expresso.pt).
Temáticas:
- Filosofia (2)
- Literatura, Teatro e Poesia (11)
- 10.º Ano (2)
- 11.º Ano (2)
- 12.º Ano (2)
- ver mais »
Autores:
- Álvaro de Campos (1)
- Cesare Pavese (1)
- Chinua Achebe (1)
- Dante Alighieri (1)
- Don DeLillo (1)
- ver mais »
Editoras:
- Antígona (2)
- Assírio & Alvim (3)
- Ática (1)
- Cavalo de Ferro (2)
- Dom Quixote (6)
- ver mais »
Avaliação clientes:
- Qualquer avaliação »
- (0)
- (0)
- (0)
- (0)
- (0)
- (3532)
Promoções:
Não existem promoções com esta filtragem