Esta agenda já vai na sua 4ª edição. As anteriores começaram em 2010 com uma abordagem generalizada sobre as utilidades das plantas medicinais mais comuns. Em 2011, foi a vez das "Árvores, Arbustos e Outras Plantas Medicinais", em 2012 "Plantas Medicinais, a Importância das Abelhas"; uma agenda/livro plena de receitas e conselhos sobre plantas medicinais que mais afinidade têm com as nossas amigas abelhas. Desta vez, senti um desejo profundo de juntar a minha voz à de tantas outras espalhadas pelo planeta, em defesa das sementes livres, contra a sua manipulação e patenteação. Deixo aqui o meu contributo e o meu grito de alerta, na defesa de uma causa tão ou mais urgente do que o declíneo das abelhas abordado em 2012.
Selecionei 53 plantas, entre as quais inclui sementes como a quinoa (cujo ano internacional se celebra este ano de 2013), o amaranto, o sésamo, o feno-grego, a papoila, a alfafa e o sarraceno. Estão também representadas a bardana, o estramónio, a estévia, o boldo, o lúpulo e a prunela, por serem plantas de interesse medicinal, mantendo-me assim fiel ao fio condutor destas agendas sobre as utilidades culinárias, hortícolas e terapêuticas das plantas medicinais.
Contei com a generosa e importante colaboração do biólogo da conservação Fernando Naves e das duas associações que mais têm feito em defesa e conservação das sementes: colherparasemear.wordpress.com e www.sossementes.gaia.org.pt cujos artigos figuram na introdução desta agenda.
Sinopse
Esta agenda já vai na sua 4ª edição. As anteriores começaram em 2010 com uma abordagem generalizada sobre as utilidades das plantas medicinais mais comuns. Em 2011, foi a vez das "Árvores, Arbustos e Outras Plantas Medicinais", em 2012 "Plantas Medicinais, a Importância das Abelhas"; uma agenda/livro plena de receitas e conselhos sobre plantas medicinais que mais afinidade têm com as nossas amigas abelhas. Desta vez, senti um desejo profundo de juntar a minha voz à de tantas outras espalhadas pelo planeta, em defesa das sementes livres, contra a sua manipulação e patenteação. Deixo aqui o meu contributo e o meu grito de alerta, na defesa de uma causa tão ou mais urgente do que o declíneo das abelhas abordado em 2012. Selecionei 53 plantas, entre as quais inclui sementes como a quinoa (cujo ano internacional se celebra este ano de 2013), o amaranto, o sésamo, o feno-grego, a papoila, a alfafa e o sarraceno. Estão também representadas a bardana, o estramónio, a estévia, o boldo, o lúpulo e a prunela, por serem plantas de interesse medicinal, mantendo-me assim fiel ao fio condutor destas agendas sobre as utilidades culinárias, hortícolas e terapêuticas das plantas medicinais. Contei com a generosa e importante colaboração do biólogo da conservação Fernando Naves e das duas associações que mais têm feito em defesa e conservação das sementes: colherparasemear.wordpress.com e www.sossementes.gaia.org.pt cujos artigos figuram na introdução desta agenda.Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)