10 contos para ler sentado recolhe a interpretação da cadeira pela literatura, através de um conjunto de contos inéditos de escritores lusófonos.
Pode um objeto tão simples (uma cadeira) traduzir o mundo em que
vivemos? A resposta para os portugueses é por de mais evidente, ou não
tivesse o nosso destino mudado após a queda de uma cadeira. O país que
se suspende em torno da forma de fazer uma cadeira. Um mundo onde, até
nos lugares mais comuns, há sempre uma cadeira do poder e uma dança de
cadeiras. As cadeiras lusófonas deste livro são feitas de dor, de
guerra, morte e abandono.
Neste volume encontram-se contos de autores bem
conhecidos como Mia Couto, Ondjaki, João Tordo ou
Arthur Dapieve, até autores revelação, para o meio
editorial português, como os brasileiros Ana Paula
Maia e Vinicius Jatobá ou o cabo-verdiano Abraão
Vicente. Para além da viagem à África de Waldir
Araújo, estas cadeiras navegam ainda até Timor,
onde Luís Cardoso nos seduz com o aroma do
sândalo. Estas cadeiras são tão reais como
imaginárias. Assim como a Rodésia natal de Sandro
William Junqueira, um português nascido num país
em estado de inexistência. Este é um livro para ler sentado e viajar sem sair do sítio.
Sinopse
Pode um objeto tão simples (uma cadeira) traduzir o mundo em que vivemos? A resposta para os portugueses é por de mais evidente, ou não tivesse o nosso destino mudado após a queda de uma cadeira. O país que se suspende em torno da forma de fazer uma cadeira. Um mundo onde, até nos lugares mais comuns, há sempre uma cadeira do poder e uma dança de cadeiras. As cadeiras lusófonas deste livro são feitas de dor, de guerra, morte e abandono.
Neste volume encontram-se contos de autores bem conhecidos como Mia Couto, Ondjaki, João Tordo ou Arthur Dapieve, até autores revelação, para o meio editorial português, como os brasileiros Ana Paula Maia e Vinicius Jatobá ou o cabo-verdiano Abraão Vicente. Para além da viagem à África de Waldir Araújo, estas cadeiras navegam ainda até Timor, onde Luís Cardoso nos seduz com o aroma do sândalo. Estas cadeiras são tão reais como imaginárias. Assim como a Rodésia natal de Sandro William Junqueira, um português nascido num país em estado de inexistência.
Este é um livro para ler sentado e viajar sem sair do sítio.
Ficha Técnica
- Actualmente 0 estrelas
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
(0 comentários dos leitores)