livro

70 Cavaquinhos, 70 Artistas Fechar

70 Cavaquinhos, 70 Artistas

De: Vários autores

  • Actualmente estrelas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
 
€ 30,00
 
Expedição prevista no prazo de 4 a 6 dias úteis
  • em Portugal. V. condições de entrega para envios internacionais. Sujeita a confirmação de disponibilidade na respectiva editora.
 
 

Sinopse

Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado é um livro de arte e uma exposição, inaugurada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no dia 27 de Novembro de 2014 e patente nesse local até 12 de Janeiro de 2015.
O livro e a exposição têm por objetivo dar visibilidade ao cavaquinho, um pequeno instrumento de cordas que está a ser objeto de estudo, através da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, fundada por Júlio Pereira.
No total estarão expostos no livro 70 cavaquinhos que foram transformados em objetos artísticos, com recurso a diversos materiais e técnicas. Entre os artistas convidados estão Cristina Troufa, Luís Lázaro, Júlio Dolbeth, Joana Astolfi, Joana Rego, Carlos Zíngaro e Marta Madureira, Rui Lacas, André Letria, Graça Bordalo Pinheiro, Tiago Taron, Pedro Sousa Pereira e Teresa Gil também fazem parte do projeto.
Dada 'carta branca'
Entre os objetos de arte, há instrumentos que fazem referência direta à música, outros serviram de tela para uma pintura ou colagem em papel; houve quem o transformasse numa caixinha de música, num mural interventivo com referências à austeridade e à 'troika', quem o tivesse forrado com tachas e lhe acrescentasse adereços.
O critério foi escolher, sobretudo, jovens criadores portugueses de vários pontos do país, a quem lhes foi dada 'carta branca' para fazer o que quisessem àquele pequeno instrumento, explicou Júlio Pereira.
A exposição '70 Artista Plásticos - 70 Cavaquinhos' depois do Mosteiro dos Jerónimos, seguirá depois em itinerância por, pelo menos, dez locais, como Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Funchal, Horta, S. Roque do Pico e Vila Franca do Campo, que têm ligações à prática do cavaquinho.
O projeto da exposição e do livro, com registo de todos os cavaquinhos intervencionados, conta com o apadrinhamento dos artistas plásticos Júlio Pomar, Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento.
 

Ficha Técnica

  • Editora: Tradisom
  • Colecção:
  • Data de Publicação: 2014
  • Encadernação: capa dura - 160 páginas
  • Idioma: Português
  • ISBN: 9789892051758
  • Dimensões do livro: 225 x 290 mm
  • Avaliação média dos leitores:
    • Actualmente 0 estrelas
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    (0 comentários dos leitores)
 
 

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

Se encontrou conteúdo errado ou ofensivo nesta página envie-nos um e-mail.

CONHECER O AUTOR

Vários autores

Vários autores

Saber mais »

LIVROS DA MESMA EDITORA

  1. livro 70 Cavaquinhos, 70 Artistas   € 30,00  
Ver todos

TEMAS E MONTRAS RELACIONADOS

Partilhar por e-mail Fechar

 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.