William Faulkner

William Faulkner é considerado, ao lado de James Joyce, Virginia Woolf, Marcel Proust e Thomas Mann, um dos maiores escritores do século XX. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura de 1949, o National Book Award de 1951, com o livro Collected Stories, e o de 1955 com o romance A Fábula. Foi também vencedor de dois prémios Pulitzer (A Fábula, 1955 e Os Desgarrados, 1962).

É autor de romances psicológicos e simbólicos, que retratam a decadência do sul dos Estados Unidos e cujas personagens vivem situações desesperadas. Para além dos temas da morte, da violação, do roubo, etc., o que em Faulkner importa é o olhar, o seu peculiar modo de se aproximar à realidade, que pode ser cheio de pavor, vertiginoso ou cómico. O seu objectivo é, como o dos grandes mestres, construir um conjunto que fosse testamento do seu modo de pensar. Isto, e as suas contínuas referências à realidade, fazem dele um clássico.

Faulkner nasceu trinta anos após o sul dos Estados Unidos ter sido derrotado na Guerra da Secessão e descendia de uma antiga e ilustre família sulista à qual pertenceram diversos políticos. Cresceu no meio desse ambiente, que se reflectiu marcadamente na sua obra. Faulkner não tentou descrever nem reproduzir a situação do sul decadente mas, ao contrário, procurou refazê-la e reconstruí-la: através de uma incansável reconstituição de factos e pessoas, trabalhou na busca das suas raízes profundas.

Depois de passar um ano na Universidade do Mississipi, em Oxford, onde estudou inglês, francês e espanhol, Faulkner foi trabalhar numa livraria em Nova York, mas regressou pouco depois a Oxford, onde exerceu as profissões de carpinteiro, pintor de paredes e chefe dos Correios e publicou o seu primeiro livro, a coletânea de poemas The Marble Faun (1924). No ano seguinte, partiu para Nova Orleans, onde conheceu Sherwood Anderson, a única influência literária que admite ter tido. Escreveu artigos para jornais e revistas e publicou o seu primeiro romance, Paga de Soldado (1926). Tendo-se estabelecido definitivamente em Oxford, Faulkner casou-se com Estela Oldham, em 1929 e publicou Sartoris, a primeira obra passada no mítico Condado de Yoknapatawpha, cenário da maior parte das suas obras subsequentes. Nos anos seguintes, publicou os seus principais livros, aqueles com os quais receberia, progressivamente, o respeito da crítica, mas não o favor dos leitores.

Faulkner faleceu de complicações cardíacas em 6 de Julho de 1962, logo depois de lançar o seu último romance, Os Desgarrados.

Nasceu a 25 de Setembro de 1897 , New Albany, E.U.A.
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.