William Blake

Poeta, No dia 28 de Novembro de 1757, nasceu em Londres William Blake, poeta, pintor, tipógrafo e místico inglês dos séculos XVIII e XIX. Cresceu na cidade onde nasceu e, com 10 anos de idade, entrou para a escola de desenho de Henry Pars, onde complementou a sua educação estudando reproduções das pinturas dos grandes mestres renascentistas.
Em 1772 tornou-se aprendiz de tipógrafo e 7 anos mais tarde ingressou na Royal Academy para completar a formação nessa área. Para se sustentar, Blake fazia impressões para editoras e pintava aguarelas.
Em 1783, o escultor John Flaxman e o Reverendo Anthony Mathew, seus amigos, pagaram a edição do seu primeiro livro de poemas (Poetical Sketches. By W.B.), uma colectânea de versos escritos entre os 12 e os 20 anos.
Na década de 1780, William Blake pertenceu a um grupo de pensadores vanguardistas que se reunia em casa do excêntrico livreiro Joseph Johnson.
Em 1784, começa a imprimir as suas obras na tipografia que fundara, segundo um método complexo e pouco rentável inventado por si próprio, que fez com que poucos conhecessem a obra de Blake durante a sua vida. Nesses livros estão reflectidos os ideais do escritor, profundamente influenciado pelo humanismo de Locke, pela filosofia racionalista e pela Revolução Francesa (There is No Natural Religion, The French Revolution e The Marriage of Heaven and Hell são exemplos da sua fase revolucionária).
Em 1793, Blake mudou-se com a mulher para Lambeth, onde viveu durante 7 anos. Este período corresponde à sua fase mais mística, em que a sua obra é constituída essencialmente por épicas batalhas passadas no cosmos, na História e na alma dos homens. Em 1795 escreveu o último livro da sua fase experimental de poesia, The Songs of Los, e lançou-se no projecto, inconcluso, do que seria a sua primeira epopeia.
Blake continuou a escrever poemas épicos e a pintar aguarelas até 1803, altura em que começou a ter dificuldade em encontrar mecenas para o seu trabalho.
Em 1819 conheceu John Linnell, que o reintroduziu no círculo artístico e lhe encomendou trabalhos em aguarela. Uma dessas encomendas consistia na ilustração da Divina Comédia de Dante, trabalho que Blake não tinha ainda terminado à data da sua morte, a 12 de Agosto de 1827.

  Ver livros do autor
 
Sugerir alterao

Sou este autor e quero editar a minha pgina pblica

 

Pedido de edio de pgina pblica Fechar

Para lhe podermos dar acesso sua pgina tem de estar registado no site. Se ainda no se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulrio abaixo.

  Livros do autor

Comentrios

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.