Luigi Pirandello

Luigi Pirandello nasceu em 1867, em Girgenti, na Sicília. Estudou Filologia em Roma e em Bona. Autor de uma obra vasta, Pirandello escreveu diversos romances, contos e novelas que foram compilados sob o título de Novelle per un anno (15 vols., 1922-37). Dos seus seis romances, os mais conhecidos são Il fu Mattia Pascal (1904), I vecchi e i giovani (1913), Si gira (1916), e Uno, nessuno e centomila (1926). Escreveu um vasto número de dramas que foram publicados, entre 1918 e 1935 e compilados em Maschere nude  («Máscara nua»). Este título é programático. Pirandello concentra-se no problema da identidade.

 

O eu existe para Pirandello apenas em relação aos outros; consiste na mudança de facetas que escondem um abismo inescrutável. Numa peça como Cosí é (se vi pare) (1918), duas pessoas detêm percepções contraditórias sobre uma terceira pessoa. A protagonista de Vestire gli ignudi (1923) tenta firmar a sua identidade ao assumir diversas identidades; gradualmente apercebe-se da sua verdadeira posição na ordem social e no fim morre «nua», sem máscara social, aos seus próprios olhos e dos amigos. Similarmente em Enrico IV (1922) um homem supostamente louco imagina que é um imperador medieval, e a sua imaginação e a realidade são estranhamente confusas. O conflito entre ilusão e realidade é central em La vita che ti diedi (1924). A análise e dissolução de um eu unificado é levado ao extremo em Sei personaggi in cerca d'autore (1921) onde o próprio palco, o símbolo da aparência versus realidade, é o centro da peça. As suas personagens procuram completar o seu eu procurando papéis e são derrotados pela própria vida que, sempre em mudança, permite que se apercebam da sua perversidade. Este é o humor de Pirandello, uma ironia que brota das contradições inerentes à vida.

 

A sua obra influenciou autores como Jean-Paul Sartre, Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Jean Genet ou Eugene O'Neill. Luigi Pirandello recebeu o prémio Nobel da literatura em 1934. Faleceu a 10 de Dezembro de 1936.

Nasceu a 28 de Junho de 1867 , Agrigento, Itália

Página oficial do autor: http://www.pirandelloweb.com/portugues/pirandelloweb__em_potugues.htm

  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.