Em tempos de globalização nada fica confinado a um espaço nacional porque o Estado não dispõe de autonomia e capacidade para assumir de forma isolada os desafios que são colocados pela sociedade contemporânea.Enquanto processo que intersecta os sistemas de educação e formação, a globalização implica mudanças em todos os sistemas, incluindo as escolas e suas práticas de concepção, organização e avaliação dos projectos de formação. Se a palavra globalização pode significar uniformização de processos, com base em princípios de acção muito centralizados, também pode revelar outros modos de olhar para a escola, mormente quando é (re)produtora de desigualdades.São algumas destas questões que o livro aborda a partir de textos apresentados por autores brasileiros e europeus, comprometidos com a busca de respostas que ajudem educadores, professores, pais e outros actores das comunidades educativas a reflectir sobre o que é a escola e o que é o currículo.
Sinopse
Em tempos de globalização nada fica confinado a um espaço nacional porque o Estado não dispõe de autonomia e capacidade para assumir de forma isolada os desafios que são colocados pela sociedade contemporânea.Enquanto processo que intersecta os sistemas de educação e formação, a globalização implica mudanças em todos os sistemas, incluindo as escolas e suas práticas de concepção, organização e avaliação dos projectos de formação. Se a palavra globalização pode significar uniformização de processos, com base em princípios de acção muito centralizados, também pode revelar outros modos de olhar para a escola, mormente quando é (re)produtora de desigualdades.São algumas destas questões que o livro aborda a partir de textos apresentados por autores brasileiros e europeus, comprometidos com a busca de respostas que ajudem educadores, professores, pais e outros actores das comunidades educativas a reflectir sobre o que é a escola e o que é o currículo.Ficha Técnica