Truman Capote

Truman Capote nasceu Truman Streckfus Persons em Nova Orleans, Louisiana. Era filho de Archulus Persons, um comerciante vigarista e da sua jovem esposa Lillie Mae Faulk. Os seus pais divorciaram-se quando ele tinha quatro anos e foi mandado para Monroeville, no Alabama, onde cresceu com os seus parentes maternos. Uma criança solitária, Capote aprendeu sozinho a ler e escrever antes de entrar na primeira série. Era comum encontrá-lo, aos cinco anos, com um dicionário e um bloco de notas. Afirmou ter escrito um livro com nove anos de idade. Aos dez, submeteu o seu conto Old Mr. Busybody a um concurso infantil patrocinado pela Mobile Press Register. E aos 11, começou a escrever durante três horas continuamente, todos os dias.


Em 1933, Truman mudou-se para Nova Iorque, para viver com a sua mãe e o seu padrasto Joseph "Joe" Capote, um cubano que trabalhava no ramo têxtil e que o adoptou e o rebaptizou de Truman García Capote. Em 1935, entrou para a Escola Trinity. Em 1939, os Capote mudam-se para Greenwich, Connecticut e Truman estuda na Greenwich High School, onde escreve para os dois jornais literários da escola, "The Green Witch" e o jornal da instituição. De volta a Nova Iorque, em 1942, Truman forma-se na Escola Dwight, uma instituição particular que hoje concede um prémio anual que tem o seu nome. Aos 17 anos, Truman finaliza sua educação formal e começa a trabalhar na The New Yorker.


Entre 1943 e 1946, Capote escreveu uma série de contos, incluindo A Mink of One's Own, Miriam, My Side of the Matter, Preacher's Legend, Shut a Final Door e The Walls are Cold. Essas histórias foram publicadas trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper's Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker.

Em Junho de 1945, Mademoiselle publica seu conto Miriam, que ganhou o O. Henry Award (melhor conto inédito) em 1946. Na primavera de 1946, Capote foi aceite na Yaddo, a colónia de artistas e escritores de Saratoga Springs, Nova Iorque. Miriam atraiu a atenção do publicista Bennet Cerf, resultando num contrato com a Random House para escrever uma novela. Com um adiantamento de US$1.500, Capote retornou a Monroeville e iniciou Other Voices, Other Rooms, continuando a trabalhar no manuscrito em Nova Orleans, Saratoga Springs e Carolina do Norte, terminando-a em Nantucket, Massachusetts. Capote descreveu o conto simbólico como "uma explosão poética em emoção altamente suprimida". A novela é uma refração semi-autobiográfica de sua infância no Alabama. Other Voices, Other Rooms foi uma tentativa de exorcizar demónios, uma tentativa inconsciente e totalmente intuitiva, na qual eu não estava ciente, excepto em alguns incedentes e descrições, da existência de qualquer grau autobiográfico".


A história foca um adolescente de 13 anos Joel Knox, que perde a mãe. Joel é mandado para Nova Orleans, para viver com seu pai, que abandonou-o após seu nascimento. Chegando no Aterro do Skully, uma vasta e decadente mansão no Alabama rural, Joel conhece sua carrancuda madrasta Amy, o travesti pervertido Randolph Skully e a rebelde Idabel, uma garota que se torna sua amiga.


O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany's (Ao começo do dia ou Bonequinha de Luxo). O seu grande sucesso é A Sangue Frio (In Cold Blood, 1966), obra com que inicia um género por ele denominado non-fiction novel (ou seja, romance-documento ou romance de não-ficção). Nela, reconstrói minuciosamente um facto real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, nomeado para 5 Oscars. Capote nunca foi premiado pela obra, mas obteve, no entanto, o prémio do público em geral, pois a sua obra rendeu-lhe por volta de dois milhões de dólares e tornou-o rico. Mas a história desse assassinato brutal foi sua última obra relevante.


Posteriormente publica Música para Camaleões (Music for Chameleons). Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.


Nasceu a 30 de Setembro de 1924 , Nova Orleans, Louisiana, E.U.A

Página oficial do autor: http://www.capotebio.com/

  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.