Ruben A.

Ruben Alfredo Andresen Leitão nasceu em Lisboa a 26 de Maio de 1920, vindo a morrer em Londres a 26 de Setembro de 1975. Foi Menez, a pintora amiga do escritor, quem, com a seguinte frase, deu origem ao nome pelo qual este ficaria a ser conhecido literariamente: “Serás sempre o Ruben A. e nunca o Ruben B.”.

 
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, leitor no King’s College, Universidade de Londres, entre 1947 e 1952, e funcionário da Embaixada do Brasil entre 1954 e 1972, ano em que foi nomeado Administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Em finais de 1974 tornou-se Director-Geral dos Assuntos Culturais do Ministério da Educação e Cultura, cargo que deixou ao fim de alguns meses, ao aceitar o convite para ser professor associado da Universidade de Oxford.


Ficcionista, dramaturgo, historiador, crítico literário e divulgador cultural, a sua obra reparte-se por dezenas de volumes que vão do romance ao ensaio, passando pela autobiografia, pelo conto e pela novela. Dotado de um fino humor e utilizando uma prosa de vanguarda, Ruben A. constitui um caso ímpar na literatura portuguesa pela escolha de temas, o arrojo do estilo e a originalidade do discurso.


Nasceu a 26 de Maio de 1920 , Lisboa, Portugal
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.