Paulo Lins
Paulo Lins é um escritor brasileiro que ganhou fama com a publicação, em 1997, do livro Cidade de Deus, sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro. Morador da favela carioca Cidade de Deus, começou como poeta nos anos 1980 como integrante do grupo Cooperativa de Poetas, por onde publicou o seu primeiro livro de poesia, Sobre o sol (1986). Graduado no curso de Letras, foi contemplado, em 1995, com a Bolsa Vitae de Literatura.
Participou como assistente de um estudo sociológico e nesse período escreveu Cidade de Deus. Em 2002, o diretor Fernando Meirelles produziu o filme Cidade de Deus, com base no livro, que recebeu quatro indicações ao Oscar 2004 (melhor diretor, melhor fotografia, melhor montagem e melhor roteiro adaptado) e foi indicado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. O guião é de Bráulio Mantovani.
Depois, fez roteiros para alguns episódios de Cidade dos Homens, da TV Globo, e o roteiro do filme Quase dois irmãos, de 2004, de Lúcia Murat, que recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2005. Mais recentemente, Paulo Lins trabalhou com René Sampaio, no roteiro de mais um longa-metragem, adaptação cinematográfica da letra da canção de Renato Russo, Faroeste Caboclo. A sua obra tem atraído interesse académico na forma de vários artigos, dissertações e até mesmo teses.
Nasceu a 11 de Junho de 1958 , Rio de Janeiro, Brasil
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado