Jorge Luis Borges

Poeta, ensaísta e escritor de contos argentino, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu a 24 de Agosto de 1899, em Buenos Aires, na Argentina e morreu a 14 de Junho de 1986, em Genebra, na Suíça. Borges cresceu no Distrito de Palermo, sede de alguns dos seus trabalhos. A sua família notabilizou-se na História da Argentina e, sendo de ascendência britânica, aprendeu primeiro o inglês e só mais tarde o espanhol. Em 1914, com o eclodir da I Guerra Mundial, Borges foi levado pela família para Genebra, aprendendo o francês e o alemão. Em 1921, voltou para Buenos Aires e redescobriu a sua cidade natal, reconstruindo, em poemas, o seu passado e o seu presente. Publicou o primeiro livro de poemas, Fervor de Buenos Aires, em 1923. Foi autor de vários ensaios, poemas e contos, fundou três jornais literários e publicou Carriego, em 1930. A fase que se seguiria na vida do escritor viria a ser marcada pela ficção. Escreveu a História Universal de la Infamia, em 1935.

 

Para ganhar a vida, em 1938, aceitou um cargo na biblioteca de Buenos Aires. Viria a lembrar-se deste período como "de nove anos de infelicidade". Nos oito anos seguintes, publicou as suas melhores histórias fantásticas, reunidas na obra Ficções, escrita em 1944 e um volume de traduções inglesas intitulado El Aleph and other Stories. Com a ditadura de Juan Perón, que passou a tomar conta dos destinos do país em 1946, Borges foi despedido do cargo que exercia por expressar o seu apoio aos aliados na Segunda Guerra Mundial. Com a ajuda de amigos, publicou em 1952 uma colecção de ensaios, Otras inquisiciones (1937-52).

 

Quando Perón foi deposto, em 1955, Borges tornou-se director da Biblioteca Nacional e foi também professor de inglês e de literatura americana na Universidade de Buenos Aires. Borges explorou temas metafísicos nos seus primeiros trabalhos. Em 1960 escreveu El hacedor e El libro de los seres imaginários, em 1967. Mais tarde, em 1970, escreveu El informe de Brodie, onde adoptou um estilo mais realista. A obra El libro de arena, publicada em 1955, marcou o retorno aos temas fantásticos.

 

Depois de 1961, altura em que Borges e Samuel Beckett partilharam o prestigioso prémio Formentor, as narrativas e os poemas de Borges foram reconhecidos como clássicos da literatura mundial.

Nasceu a 24 de Agosto de 1899 , Buenos Aires, Argentina
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.