Georges Perec

Georges Perec foi um romancista, argumentista e ensaista francês do século XX e membro da OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentielle). As suas obras foram escritas segundo regras baseadas tanto na literatura, quanto na matemática. É considerado por muitos como o mais importante romancista francês do pós-Segunda Guerra Mundial.

O seu pai, Icek Perec (1909-1940) e a sua mãe, Cyrla Szulewicz (1913-1943), ambos judeus de origem polaca, casaram-se em 1934. Georges Perec nasceu em Paris a 7 de março de 1936. Icek Perec morreu na frente de guerra, em Junho de 1940 e, em 1941, um combóio da Cruz Vermelha levou Georges Perec a Villard-de-Lans, onde ele passará o restante tempo da guerra com alguns parentes do seu pai. A sua mãe desaparece em 1943 e Georges volta a Paris, em 1945, onde é adotado pela sua tia Esther Bienenfeld e pelo seu marido e onde frequenta a escola.

Prestou serviço militar em Pau. como paraquedista. Casou-se em 1960, com Paulette Pétras e partiu para a Tunísia, voltando no ano seguinte. Em 1962, torna-se arquivista num laboratório de neurofisiologia, no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica).

Em 1965, ganha o Prémio Renaudot, com o seu livro Les choses (As coisas) e, em 1967, entra para o OuLiPo. Em 1978, publica La Vie, mode d'emploi (A vida, modo de usar) e com o sucesso deste livro deixou seu trabalho para se consagrar inteiramente à literatura.

Passa os últimos 6 anos da sua vida com a cineasta Catherine Binet, tendo produzido o filme Les Jeux de la comtesse Dolingen de Graz. Morreu de cancro nos brônquios, em 3 de Março de 1982 e é enterrado no Cemitério do Père-Lachaise. Possui uma série de textos publicados postumamente.

Nasceu a 07 de Março de 1936 , Paris, França
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.