Elias Canetti

Premiado com o Nobel da Literatura em 1981, Elias Canetti, filho de um comerciante judeu de origem sefardita, nasceu na Bulgária em 1905 e foi romancista, ensaísta, sociólogo e dramaturgo, escrevendo sempre em alemão. Estabeleceu-se em Viena (Áustria) em 1913, mas, durante a sua juventude, viveu também em Manchester, Zurique e Frankfurte. Em 1929, concluiu os seus estudos em Química, embora nunca viesse a exercer esta profissão. Após ser obrigado a emigrar em 1938, viveu quase sempre no exílio, em Londres e em Paris, recebendo a nacionalidade britânica em 1952. Morreu, em 1994, em Zurique, onde vivia nos seus últimos anos.

A obra de Canetti é marcada pelas desastrosas experiências dos sistemas políticos que pretendiam salvar o mundo, como o Stalinismo ou o Fascismo, razão pela qual renuncia a qualquer tipo de planificação abstracta da vida e denuncia as sociedades totalitárias. No seu romance Auto-de-Fé (1935), descreve, de modo muito eficaz, as contradições entre a visão universal de um intelectual, totalmente alheia da realidade e a visão, igualmente caótica, do povo "simples", contradições que conduzem à catástrofe.

A principal obra teórica de Canetti, Massa e Poder (1960), transformou-se num título imprescindível sobre as origens e as formas da moderna manipulação política e cultural. Na meia-idade, Canetti redigiu sua grande obra autobiográfica, a trilogia composta por A Língua Absolvida (1977), A Tocha no Ouvido (1980) e O Jogo de Olhares (1985).

Para além do Prémio Nobel da Literatura, que recebeu em 1981, foi ainda distinguido com o Grande Prémio Estatal Austríaco (1967), o Prémio Georg-Büchner (1972) e a Condecoração Austríaca de Ciência e Arte (1972).

Nasceu a 25 de Julho de 1905 , Rutschuk, Bulgária
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

Bibliografia

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.