Angela Carter
Angela Carter, registada sob o nome Angela Olive Stalker, foi uma escritora inglesa, muito conhecida pela sua literatura pós-feminista e pelo seu realismo mágico, sem falar em trabalhos de ficção científica.
Para evitar os bombardeios da sua cidade natal na Segunda Guerra Mundial, Angela foi viver com a sua avó materna em Yorkshire. A sua avó, uma personalidade forte e matriarcal, foi influente em toda a sua vida, como escritora e pessoa. Durante a adolescência, sofreu de anorexia. O seu primeiro trabalho foi como jornalista, no que seguiu os passos do pai. Depois, formou-se em Literatura na Universidade de Bristol.
Foi uma escritora prolífica, em muitas áreas: do romance ao ensaio, da literatura fantástica à infantil. O seu interesse simultâneo pelo feminismo e pela literatura levou-a a reescrever, pelo ponto de vista feminino, textos de autores como o Marquês de Sade e Baudelaire. Contudo, na opinião de vários dos seus contemporâneos, Angela não era nem um pouco sectária: cultivou amizades com outros grandes autores, como Salman Rushdie.
Também não se enquadrava nos padrões convencionais da cultura dos países de língua inglesa e procurava conhecer outras culturas e outras línguas. Era fluente em francês e alemão e morou por dois anos em Tóquio. Esteve neste país no mesmo período em que Roland Barthes. Morreu em Londres, a 16 de Fevereiro de 1992.
Nasceu a 07 de Maio de 1940 , Eastbourne, Inglaterra
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado