Alberto Moravia
Alberto Moravia, pseudónimo de Alberto Pincherle (1907-1990), nasceu em Roma, Itália. De origem judaica, é um dos grandes escritores do século XX. Quando jovem, Moravia sofreu de tuberculose e teve de passar uma significativa parte da sua adolescência em convalescença, tendo sido prejudicado nos estudos.
Começou a escrever para a revista 900, onde publicou o seu primeiro conto. Escreveu a sua primeira novela, Os Indiferentes, em 1929. Trabalhou durante muitos anos no jornal Il Corriere della Sera, tendo viajado para Inglaterra, onde morou dois anos, para os Estados Unidos, México e China. Em Abril de 1945, casa-se com Elsa Morante.
Autor considerado persona non grata pelo regime fascista de Mussolini, é obrigado a trabalhar como guionista cinematográfico, sob outro nome, por causa das leis raciais vigentes. No pós-guerra, volta a trabalhar como escritor e guionista, conhecendo Pier Paolo Pasolini e começa a trabalhar como crítico cinematográfico no L'Expresso. Foi também eleito representante da Itália no Parlamento europeu, por uma lista do PCI, de 1984 até à sua morte, em Roma, a 26 de setembro de 1990.
Romancista consagrado com títulos como Os Indiferentes, A Romana, As Ambições Frustradas, teve alguns dos seus romances filmados por Bertolucci (O Conformista) e Godard (Le Mépris), entre outros. Moravia escreveu ainda centenas de contos, a maioria deles disponíveis em português: Contos Romanos, Novos Contos Romanos, A Casa de Praia das Sextas-feiras, A Coisa e outros contos e Contos Surrealistas e Satíricos.
Escreveu vários livros que se caracterizaram por uma crítica frontal à sociedade européia do século XX que ele achava hipócrita, hedonista e acomodatícia. Nos seus escritos, são recorrentes os temas da sexualidade, do existencialismo e da alienação do indivíduo.
Sabe-se agora que, em 1958, terá perdido o Prémio Nobel da Literatura por causa duma jogada da CIA em plena Guerra Fria. O Prémio foi, nesse ano, entregue a Borís Pasternak, pela obra Doctor Zhivago, que foi impressa à última hora e entregue na Academia Sueca pela Central de Inteligência Norte-Americana.
Nasceu a 28 de Novembro de 1907 , Roma, Itália
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado