Na perspectiva de qualquer reforma do Sistema Educativo, uma das tarefas mais importantes é, sem dúvida, a estruturação dos planos curriculares para o ensino básico e secundário. No entanto, esta estruturação só fica completa depois de elaborados os programas das várias disciplinas que compõem o currículo escolar dos alunos.A operação de elaboração de programas escolares é o foco principal desta obra. Em termos gerais existem três grandes problemáticas curriculares que os sistemas educativos enfrentam.A primeira reside na definição das áreas culturais e actividades humanas representadas no currículo escolar. Trata-se da transposição didáctica, isto é, da transformação de um conteúdo cultural em conteúdo didáctico. Uma questão que este livro deixa em aberto são os critérios da “didactização” dos conteúdos culturais. Em segundo lugar, a elaboração de novos programas é um problema que se insere na inovação em Educação. Deste modo, neste livro são analisados os contornos do que se poderá designar por teoria da inovação em Educação. Finalmente, a construção de novos programas é uma operação complexa com várias fases e momentos distintos, o que requer o conhecimento e o controlo das múltiplas variáveis e factores presentes no contexto do processo ensino / aprendizagem. Daí o recurso à abordagem sistémica como modelo de referência.
Sinopse
Na perspectiva de qualquer reforma do Sistema Educativo, uma das tarefas mais importantes é, sem dúvida, a estruturação dos planos curriculares para o ensino básico e secundário. No entanto, esta estruturação só fica completa depois de elaborados os programas das várias disciplinas que compõem o currículo escolar dos alunos.A operação de elaboração de programas escolares é o foco principal desta obra. Em termos gerais existem três grandes problemáticas curriculares que os sistemas educativos enfrentam.A primeira reside na definição das áreas culturais e actividades humanas representadas no currículo escolar. Trata-se da transposição didáctica, isto é, da transformação de um conteúdo cultural em conteúdo didáctico. Uma questão que este livro deixa em aberto são os critérios da “didactização” dos conteúdos culturais. Em segundo lugar, a elaboração de novos programas é um problema que se insere na inovação em Educação. Deste modo, neste livro são analisados os contornos do que se poderá designar por teoria da inovação em Educação. Finalmente, a construção de novos programas é uma operação complexa com várias fases e momentos distintos, o que requer o conhecimento e o controlo das múltiplas variáveis e factores presentes no contexto do processo ensino / aprendizagem. Daí o recurso à abordagem sistémica como modelo de referência.Ficha Técnica