Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas Fechar

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

De: Helena Ralha-Simões, Carlos Marques Simões

  • Actualmente estrelas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
 
€ 10,60
 
Expedição prevista no prazo de 4 a 6 dias úteis
  • em Portugal. V. condições de entrega para envios internacionais. Sujeita a confirmação de disponibilidade na respectiva editora.
 
 

Sinopse

No seu quotidiano, os professores confrontam-se sistematicamente com dificuldades decorrentes de uma insuficiente caracterização dos contextos, facto esse que tem sido apontado como determinante da escassa fundamentação teórica da educação.

Apesar de parecer evidente que nem os indivíduos podem ser adequadamente compreendidos sem referência aos enquadramentos ambientais em que se inserem, com demasiada frequência não se estabelece essa ligação, podendo imputar-se tal desfasamento à carência de conceptualizações que tenham este aspecto suficiente em conta.

Enquadrados por esta realidade, os professores devem, pois, esforçar-se por encontrar os seus próprios modos de intervir, dado que têm de actuar contextualizadamente, conciliando a reflexão crítica e a acção.

Por tudo isso, é de fundamental importância compreender os contextos, nomeadamente os relevantes para a situação educativa, tanto mais que é enorme a sua complexidade, uma vez que dependem de múltiplos factores, cuja participação respectiva nem sempre é clara, envolvendo pessoas, ambientes e processos de natureza díspar e multideterminada.

Contudo, apesar de ser imperativo o papel da psicologia para perspectivar muitas destas questões, o que se realizou até hoje é manifestamente insuficiente, sendo a maior parte do que se sabe sobre o ser humano, em termos de desenvolvimento psicológico, resultante de estudos parcelares que isolaram a actuação do indivíduo do ambiente em que naturalmente ela ocorre.

Assim, torna-se fundamental o contributo de abordagens que permitam aprofundar os factores em jogo e facilitar a compreensão dos contextos educativos, designadamente através do diálogo entre a psicologia e a educação.
 

Ficha Técnica

  • Editora: Porto Editora
  • Colecção: CIDINE
  • Data de Publicação: 1999
  • Encadernação: Capa mole - 80 páginas
  • Idioma: Português
  • ISBN: 9789720347305
  • Dimensões do livro: 167 x 244 mm
  • Avaliação média dos leitores:
    • Actualmente 0 estrelas
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
    (0 comentários dos leitores)
 
 

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

Se encontrou conteúdo errado ou ofensivo nesta página envie-nos um e-mail.

CONHECER O AUTOR

Helena Ralha Simões

Helena Ralha-Simões

Helena Ralha-Simões é Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, pós-graduada em...
Saber mais »

LIVROS DO MESMO AUTOR

  1. Triangular Conceitos Triangular Conceitos   € 13,20  
Ver todos

LIVROS DA MESMA EDITORA

  1. IRC   € 15,50  
  2. Coriana, a fada da coragem   € 3,93  
Ver todos

Partilhar por e-mail Fechar

 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.