Saberia Elise Hensler quando se apresentou a 15 de Abril de 1860 no Real Teatro de São Carlos, interpretando a personagem de pajem da ópera O Baile de Máscaras, de Verdi, que o seu futuro ficaria unido ao de D. Fernando II, rei de Portugal? Amada pelo monarca, ostracizada pela sociedade portuguesa, insultada pelos cronistas e esquecida pela história de Portugal, Elise Friederike Hensler recebeu o título de Condessa d’Edla no dia do seu casamento com D. Fernando II, a 10 de Junho de 1869. Enigmática e plena de personalidade, a Condessa d’Edla acabaria por levar uma existência triste, sofrendo na solidão o facto de, por um lado, nunca ter alcançado o protagonismo que ambicionava nos palcos do Bel Canto e, por outro, nunca ter sido verdadeiramente reconhecida como mulher do rei de Portugal. Uma vida plena de emoção que poderia ter inspirado o libretto de uma célebre ópera.
Sinopse
Saberia Elise Hensler quando se apresentou a 15 de Abril de 1860 no Real Teatro de São Carlos, interpretando a personagem de pajem da ópera O Baile de Máscaras, de Verdi, que o seu futuro ficaria unido ao de D. Fernando II, rei de Portugal? Amada pelo monarca, ostracizada pela sociedade portuguesa, insultada pelos cronistas e esquecida pela história de Portugal, Elise Friederike Hensler recebeu o título de Condessa d’Edla no dia do seu casamento com D. Fernando II, a 10 de Junho de 1869. Enigmática e plena de personalidade, a Condessa d’Edla acabaria por levar uma existência triste, sofrendo na solidão o facto de, por um lado, nunca ter alcançado o protagonismo que ambicionava nos palcos do Bel Canto e, por outro, nunca ter sido verdadeiramente reconhecida como mulher do rei de Portugal. Uma vida plena de emoção que poderia ter inspirado o libretto de uma célebre ópera.Ficha Técnica