Apresentação
Uma ideia e uma cave em Greenwich Village (1922)
Durante o mês de Janeiro de 1922, na pequena cave de um edifício de Greenwich Village, em Nova Iorque, De Witt Wallace e sua mulher, Lila, ambos com 32 anos, expediram o primeiro número da sua nova revista e esperaram os resultados de uma ideia que surgira em 1918. Leitor voraz e interessado de revistas e jornais, De Witt estava convencido de que haveria público para um volume mensal que reunisse e condensasse o que de melhor era publicado em toda a imprensa. Em Fevereiro de 1922, surgia o primeiro número da revista The Reader`s Digest, que hoje tem uma circulação de 12, 5 milhões de exemplares nos estados Unidos.
O primeiro passo para a globalização (1938)
Em Março de 1938, em Londres, a revista The Reader`s Digest internacionaliza-se, com o aparecimento da edição inglesa. O caminho da globalização continuará durante a II Guerra Mundial: entre 1940 e 1948, surgem edições no México e Suécia, seguidas, pouco tempo depois, por edições na Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, África do Sul e Suíça.
Do Brasil para Portugal (1942)
Em Maio de 1942, nasce a primeira revista The Reader`s Digest em português. Editada e vendida no Brasil, e durante algum tempo impressa em Cuba, é todos os meses importada para Portugal. É através desta edição, com ortografia brasileira, que os leitores portugueses entram em contacto, pela primeira vez, com as Seleções.
De Portugal para o Brasil (1971)
Em 1967, nasce em Lisboa a empresa Selecções do Reader`s Digest. Quatro anos depois, passará a editar e produzir em Portugal a revista Seleções do Reader's Digest. Inverteram-se os papéis: agora, a revista, ainda com ortografia brasileira, é editada, produzida e vendida em Portugal, sendo também exportada para o Brasil. Surgem os primeiros assinantes portugueses da revista.
Selecções e Seleções (1988)
Selecções e Seleções … a partir de Maio de 1988, cada edição segue o seu caminho. Neste mês, é lançado o primeiro número da edição portuguesa, com sintaxe e ortografia portuguesas, para leitores portugueses. O conteúdo da revista também reflecte a mudança: as Selecções, continando a publicar o que de melhor se faz em todo o Mundo, estão agora mais atentas e mais próximas da realidade portuguesa. A edição do Brasil continuará a ser produzida em Portugal até Fevereiro de 1997.
A Leste algo de novo (1991)
Em Agosto de 1991, a revista The Reader`s Digest chega à Europa de Leste, passando a ser publicada na Rússia. É a 40.ª edição e a 16.ª língua da revista. Mas não será a última: à edição russa seguir-se-ão lançamentos na Hungria , em Outubro do mesmo ano, na República Checa em Outubro de 1993 e na Polónia, em 1995.
A Espanha vista daqui (1995)
Ao contrário do que é mais comum, a gestão da companhia espanhola Selecciones del Reader`s Digest é assegurada pela companhia portuguesa, sendo comum o Director-Geral português. A revista espanhola é editada em Madrid, desde 1995, de forma autónoma em relação às outras edições em língua espanhola. A Selecciones conta com 306 000 leitores.
Uma imagem à altura… (1998)
Em Maio de 1998, numa iniciativa combinada e preparada entre as 48 edições, a capa da revista The Reader` s Digest muda. A imagem é "promovida" à altura do conteúdo, que continua, segundo o estatuto editorial, a "informar, entreter, enriquecer e inspirar". O formato de bolso mantém-se. E na edição portuguesa, como em cada edição, apura-se a combinação de artigos de interesse geral ou internacional com os artigos feitos por nacionais, para nacionais, respondendo às preocupações de cada País.
O passo seguinte (2001)
Uma entrevista mensal com uma personalidade portuguesa, uma série de fotografias sobre temas portugueses na contra-capa, artigos sobre a actualidade, os interesses e as preocupações dos Portugueses; guias e conselhos práticos sobre saúde, sexo, família, vida profissional, lar e lazer … A nova capa da revista Selecções do Reader`s Digest, a surgir com a edição de Julho, é o espelho de uma revista cada vez mais próxima dos seus leitores. As Selecções contam hoje com mais de 400 000 leitores, para uma circulação mensal de 180 000 exemplares.
100 milhões de leitores
A revista The Reader`s Digest é a revista mais lida do mundo, com 100 milhões de leitores. É publicada em 19 línguas e 48 edições . Edições em Português: portuguesa e brasileira. Edições em Inglês: asiática, australiana, britânica, canadiana-inglesa, indiana, norte-americana, neozelandesa e sul-africana. Edições em Espanhol: argentina, centro-americana, colombiana, chilena, equatoriana, espanhola, estado-unidense, mexicana, peruana, porto-riquenha, bolivio-paraguaio-urugaia e venezuelana Edições em Francês: francesa, belga, suíça-francesa e canadiana-francesa Edições em Alemão: alemã e suíça-alemã Edições em coreano, checo, chinês, dinamarquês, eslovaco, finlandês, holandês, húngaro, italiano, norueguês, polaco, russo, sueco e tailandês. São ainda publicadas edições em braille, em alemão e inglês, e em formato e letra maiores para leitores norte-americanos com dificuldades visuais.
© 2009 The Reader's Digest Association, Inc