Stanisław Lem
Stanisław Lem foi um ensaísta, filósofo e autor de ficção científica Polaco. Os seus livros, construídos em torno de uma visão crítica do comportamento humano, foram traduzidos em 57 línguas e venderam mais de 45 milhões de exemplares. A certa altura, foi o autor de ficção científica mais lido no mundo, facto raro para alguém que não escreve em inglês.
Nascido em Lwów (hoje Lviv na Ucrânia), filho de um médico do exército austro-húngaro e cresceu no seio da classe média alta. Criado como católico, posteriormente definiu-se ateu "por razões morais". Seguiu a profissão do pai e, após a Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se em Cracóvia, após a sua região de origem ter sido anexada pela União Soviética.
Stanisław Lem escreveu sobre a impossibilidade de comunicação entre humanos e civilizações extraterrestres e sobre o futuro tecnológico da humanidade. Desenvolveu ideias de uma sociedade ideal e utópica, explorando os problemas relacionados com a existência humana, num mundo onde o progresso suprime todo o esforço. As suas sociedades extraterrestres colocam em cena nuvens de moscas mecânicas (O Invencível) ou o oceano (Solaris). Utopias tecnológicas aparecem em Pokój na Ziemi (Paz na Terra) ou em A Cyberíade. Lem é adepto da civilização ocidental. Apesar da censura do regime comunista em que viveu, a sua obra contém uma severa crítica ao colectivismo de Estado.
Lem foi nomeado membro honorário da Science Fiction Fantasy Writers of America (SFWA) em 1973. A SFWA anula esta decisão em 1976, após as críticas de Lem contra a ficção científica de baixa qualidade nos Estados Unidos, mas propõe-lhe uma adesão ordinária, que ele recusa. Lem descreve tal literatura como escrita de maneira pobre e mais interessada pela rentabilidade, do que por ideias ou novas formas literárias.
Em 1977, Lem foi homenageado como cidadão honorário de Cracóvia, cidade onde viria a morrer em 27 de Março de 2006, vítima de problemas cardíacos.
Nasceu a 12 de Setembro de 1921 , Lviv, Polónia (actual Ucrânia)
Ver livros do autor
Página oficial do autor: http://english.lem.pl/
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado