Samuel Beckett

Prosador, poeta, crítico literário, dramaturgo e argumentista de rádio, Samuel Beckett nasceu em 1906 num subúrbio de Dublin, embora grande parte da sua vida tenha sido passada em Paris, cidade onde faleceu, em 22 de Dezembro de 1989. De 1923 a 1927 estudou no Trinity College, em Dublin, tendo posteriormente sido professor na cidade de Belfast. Durante a ocupação alemã em França, na Segunda Guerra Mundial, Beckett fez parte de um grupo de resistência, tendo-se tornado agricultor numa zona não ocupada e, mais tarde, voluntário da Cruz Vermelha na Irlanda, uma experiência que o terá feito regressar a França para trabalhar como intérprete num hospital militar na Normandia.

Depois do fim da guerra, em 1945, Beckett viveu um dos períodos de maior inspiração e trabalho literário, tendo escrito em ambas as línguas, francesa e inglesa. Das suas obras destacam-se Molloy, Whoroscope e À Espera de Godot. Entre as influências literárias e filosóficas de Beckett, encontramos nomes como Dante, Descartes e James Joyce. Na sua vasta obra, Beckett leva o leitor/espectador a colocar-se a si próprio questões existenciais, muitas vezes trabalhadas num humor catártico, ponto de honra na sua escrita.

Um nome maior da literatura universal, Prémio Nobel de Literatura em 1969.

Nasceu a 13 de Abril de 1906 , Dublin, Irlanda
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.