Karel Čapek
Karel Čapek (1890-1938) é considerado o maior autor checo da primeira metade do século XX. Foi o maior novelista da Checoslováquia e representante do seu espírito democrático.
Formou-se na Universidade de Praga e foi também editor do jornal de Praga e ensaísta político. Morreu no Dezembro anterior ao início da Segunda Guerra Mundial, em consequência de uma pneumonia originada por uma greve da fome, como protesto pelos aliados terem rejeitado protecção à Checoslováquia contra a Alemanha de Hitler. A Gestapo classificou-o então como inimigo público n.º 2. Depois da guerra, a obra de Capek foi relutantemente aceite pelo regime comunista checo, já que, enquanto em vida, Capek sempre se recusou a acreditar na utopia comunista, como alternativa à ameaça nazi.
As suas peças de teatro estrearam na Broadway pouco tempo depois da sua estreia em Praga e os seus livros foram traduzidos em várias línguas. Os seus textos são marcados por uma escrita clara e apelativa, que o torna excepcional. É conhecido pela sua peça realizada em 1921, R.U.R. (Rossum's Universal Robots), a mais famosa, onde inventou a palavra ROBOT. Escreveu ainda a sátira Power and Glory e o drama The World We Live In.
Nasceu a 09 de Janeiro de 1890 , Malé Svatoňovice, Boémia, Império Austro-Húngaro
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado