José Solá

José Solá nasceu na cidade de Lisboa, no dia 25 de Julho, no ano de 1940, já em plena Segunda Guerra Mundial.

Pelo lado paterno, filho ilegítimo de uma velha e tradicional família de comerciantes lisboetas; o pai, à época industrial muito bem sucedido nos seus múltiplos negócios, que abrangiam áreas e interesses diversos, agente artístico, industrial de Construção Civil, de lanifícios e confecções, entre outros, notabilizou-se como inventor de artigos comerciais.

Pelo lado materno, filho de uma família algarvia, gente dedicada às artes do mar, gente sofrida por uma existência atormentada pela constante fominha que flagelava a esmagadora maioria do povo português.

Seu avô materno, um velho marinheiro dos quatro costados, passou parte significativa do conflito mundial ao serviço das companhias de navios britânicos que abasteciam o Reino Unido a partir dos Estados Unidos da América do Norte. Foi torpedeado por diversas vezes. Recorda-se de um naufrágio relativamente perto do arquipélago dos Açores, em que o avô, ao ver uma passageira na água, agarrada a uma bóia, segurando uma criança, lembrou-se da mulher e dos filhos, e cedeu-lhe o lugar que ocupava no bote de salvação destinado aos tripulantes. Com a vitória dos aliados, seu avô foi agraciado pelo soberano inglês com uma carta de agradecimento e de recomendação, o que lhe valeu o convite, (por parte do Governo dos Estados Unidos), para integrar a Marinha de Guerra Americana com o posto de Contra Almirante, convite que rejeitou; faleceu muitos anos depois, a trabalhar como operário naval nas instalações de reparação de navios da Companhia Nacional de Navegação.

Pelo exemplo de vida, e pelo seu heroísmo, este avô foi a figura que mais contribuiu para a formação do seu carácter. Solá viveu as aventuras que o velho lobo-do-mar lhe contava ao serão; assim a escrita foi tomando corpo, germinou e cresceu no seu íntimo. Enquanto autor de despretensiosos projectos literários, ele sonhou aventuras a que deu corpo e vida no papel.

José Solá teve uma infância extremamente atribulada, difícil, e porque não dizê-lo, até tenebrosa, com as duas famílias a disputarem-no como sua exclusiva pertença; em consequência só aos onze anos frequentou a escola. Foi considerado o melhor aluno do colégio que frequentou. Com a descoberta da leitura, (leu muitos autores nacionais e estrangeiros durante uma vida), descobriu o prazer do conhecimento e a embriagues complexa da escrita. Aos catorze anos procurou uma editora com um original de aventuras, influenciado pelos romances de Júlio Verne.

Apenas uma alta miopia, consequência de maus tratos em criança, o impediu de escrever de forma continuada, enquanto ganhava a vida exercendo muitos e variados tipos de actividades; foi operário da Construção Naval, da Construção Civil, de Serralharia e de Carpintaria, entre outras. Terminou como técnico de Construção Civil, onde desempenhou funções de chefia. Colaborou em jornais lisboetas, nomeadamente o Diário de Lisboa, e o jornal da Fundação Ricardo Espírito Santo. Escreveu e publicou contos, fez entrevista, e artigos de opinião.

Aos setenta anos, após a reforma, influenciado por familiares e amigos da velha guarda, e porque o sentido pleno da vida é permanecer até ao fim activo e útil, decide retornar à escrita.

Actualmente tem concluído quatro livros, As Agruras do Mal, romance, dois volumes de contos, intitulados Contos Polémicos, (o romance e o primeiro volume de contos, foram apresentados a publico na sua página na internet), e publicou em livro o romance Ganância. Tem cerca de cem crónicas publicadas no blogue dos autores do Sitio do Livro, que tenciona publicar em livro, em breve, e em elaboração já adiantada o romance A Menina dos Olhos Tristes, e em preparação, ainda que incipiente, o livro de ficção científica, intitulado Créditos de Vida.

Nasceu a 25 de Julho de 1940 , Lisboa, Portugal
  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

  Livros do autor

  • Ganância
    •  
    • Ganância
    • de: José Solá
    • Em print-on-demand Expedição imediata, entrega prevista no prazo de 1 a 2 dias úteis.
    • Preço: € 11,06

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

  publicado: 20:36 do dia 29/05/2013 Reflexões por: jsola02 Reflexões A comparação dos custos perante a História Somos terra de gente quietinha, quase parada, amorfa, perante a rudeza da vida que nos impõem, nas fatias largas de sofrimento, servidas em ?bolos de vidro,?barrados de fel, parecidos ou iguais aos que os larápios de quintas atiravam aos cães(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:50 do dia 03/05/2013 Reflexões por: jsola02 Reflexões Falando de Montanhas e de insignificâncias, e de bandalhos? Todos os povos do mundo têm sonhos. É legitimo sonhar e esperar que o sonho um dia se concretize. Mas o mundo é coisa grande e estranha, tem manhas, é trapaceiro quando menos esperamos. O mundo joga-nos com os seus baldes de(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 11:29 do dia 17/04/2013 Reflexões por: jsola02 Reflexões A Natureza e? o processo revolucionário. Muitos se esquecem das nossas origens (como espécie), e sempre é bom, de quando em vez, lembrar-lhes; somos um produto da Natureza e, nessa qualidade, preze a muito boa gente o mal-estar que provoco nas suas crenças religiosas, somos o produto(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:51 do dia 30/03/2013 Recordando os velhos amigos por: jsola02 A estreia literária de José Solá ( Recordando velhos amigos, transcrevo este artigo do jornalista e amigo da velha guarda, o Eurico José), publicado no jornal de língua portuguesa: Portuguese Times, de New Bedford. Tenho o prazer de vos apresentar José Solá, meu amigo da adolescência e um(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 21:09 do dia 16/03/2013 Reflexões por: jsola02 Reflectindo sobre a lei das rendas A senhora ministra Assunção ?deu à luz? uma lei das rendas, novinha em folha, feita a preceito e a rigor, sem falhas, a palavra da Lei para suprir a todas as necessidades de inquilinos e senhorios, (ao que diz esta jovem ministra, a quem eu, delicadamente,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 11:35 do dia 03/03/2013 Reflexões por: jsola02 Reflexões Portugal no presente No Portugal de antes, faz muitos anos, quando um empregado se preocupava com os processos de trabalho, e dava sugestões para os melhorar, invariavelmente, recebia do empregador uma resposta lacónica: ?Você está aqui para trabalhar e não para pensar, para pensar, eu(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 19:40 do dia 13/01/2013 Reflexões por: jsola02 Reflexões AS MINHAS DÚVIDAS ETERNAS Afinal, (e quanto ao estado calamitoso a que chegámos, enquanto nação soberana), eu interrogo-me: ?Porquê?? E, seguindo esta linha de pensamento, na ânsia de descortinar os maldosos rostos dos inimigos de Portugal, obrigo-me a interiorizar que, os verdadeiros e(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 19:05 do dia 25/12/2012 Reflexões por: jsola02 Reflexões DESABAFOS Caridade Num país da América Latina, escrito nas paredes de um hospital, lê-se um verso, da autoria de um poeta anónimo: O senhor Juan de Robres Com caridade sem igual Mandou fazer este hospital Mas antes fez os pobres? Que pode fazer a humanidade para se(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:24 do dia 04/12/2012 O canário? por: jsola02 O canário? ANDA POR AÍ UM CERTO CANÁRIO QUE, CANTANDO BEM, NÃO SEI PORQUÊ NÃO ME ALEGRA; O CANÁRIO TEM NOME DE GENTE: É QUALQUER COISA PARECIDA COMO PACHECO. E o canário, seguro do conforto da sua gaiola de porta aberta, onde nunca falta alpista, água limpa, onde beber e esparramar as penas,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:36 do dia 01/12/2012 Tempos difíceis por: jsola02 Tempos difíceis Pequeno conto, de José Solá Conheci o senhor Gaspar vai para muitos anos, e assim como as nossas vidas num dado momento se entrecruzaram, também depois se afastaram, a bem dizer de um dia para o outro, e o que fica é um processo enriquecedor, ou não, que inevitavelmente marca(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:55 do dia 29/11/2012 Reflexões por: jsola02 Reflexões O Antes e o depois O ANTES Extracto do livro: ?O Filho de Ester? de: Jean Sasson (?) Os aviadores que largavam a sua carga mortífera não se preocupavam com a população civil da Polónia. Aqueles homens tinham sido instruídos para acreditar piamente na sua missão. Nos dias(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:58 do dia 25/11/2012 Reflexões por: jsola02 Reflexões TEXTO DO ROMANCE: ?A MENINA DOS OLHOS TRISTES? (EM REVISÃO) (?) Josefa não se sente bem; sente-se como se estivesse a tentar impor-se num meio que lhe é, por natureza, adverso, um meio onde não pertence e onde se imiscuiu de maneira um tanto, - se não totalmente ? leviana. É(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 12:10 do dia 17/10/2012 O futuro risonho? por: jsola02 O futuro risonho? ? que os artistas da bola que hoje nos governam, nos servem numa bandeja de prata; são esses artistas do folclore político português: O PRIMEIRO ? MINISTRO, O MINISTRO DAS FINANÇAS (PESSOA DE MÉRITOS INTERNACIONAIS BEM RECONHECIDOS POR TERRAS DESSA EUROPA QUE TANTO NOS(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 12:35 do dia 14/10/2012 A SOPA DA SOBREVIVÊNCIA por: jsola02 A SOPA DA SOBREVIVÊNCIA   (Já publicado no meu site)   Meus caros, imaginem vocês, a culinária chegou à política. Uma maneira saudável de manter o povo feliz. Para quem não tem oportunidade (ou tempo) para se inteirar do menu, aqui ficam algumas receitas: Sopa à Cavaco Um tacho(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:13 do dia 09/10/2012 O canário? por: jsola02   ANDA POR AÍ UM CERTO CANÁRIO QUE, CANTANDO BEM, NÃO SEI PORQUÊ NÃO ME ALEGRA; O CANÁRIO TEM NOME DE GENTE: É QUALQUER COISA PARECIDA COMO PACHECO. E o canário, seguro do conforto da sua gaiola de porta aberta, onde nunca falta alpista, água limpa, onde beber e esparramar as penas, para(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:27 do dia 06/10/2012 O cinco de Outubro por: jsola02 O cinco de Outubro Habituei-me desde muito novo a gritar vivas à República, no dia 5 de Outubro; ia pela mão de um velho republicano, (o mesmo que, nesse dia, em 1910, escalou a fachada da câmara municipal de Vila Real de Santo António, derrubou o símbolo monárquico, a coroa, e içou a nova(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 11:12 do dia 27/09/2012 A Menina dos Olhos Tristes(...) por: jsola02     (?) Para terra sobe-se por um portaló inclinado, fixando os pés em réguas de madeira dispostas na horizontal, que se substituem aos degraus. As pessoas firmam-se nas guardas metálicas que, de ambos os lados, lhes servem de apoio. É gente simples. Eles vestem-se de cotins e gangas,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:35 do dia 25/09/2012 Do romance a ?Menina dos(...) por: jsola02   UM PEDAÇO DA ESPERANÇA QUE NASCEU EM ABRIL QUE NOS QUEREM ROUBAR. É QUE, DIZEM,? VIVEMOS ACIMA DAS NOSSAS POSSIBILIDADES?  NEM DE FELICIDADE SE PODE TER UM NADINHA DE RIQUEZA   (?) Um mar feito de gente que acorre às ruas como se fosse torrente de rio caudaloso. Chega e(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 11:50 do dia 24/09/2012 O que é o Povo? por: jsola02 O que é o Povo? RECORDO O NOSSO GENIAL E SAUDOSO MÁRIO VIEGAS E O SEU MANIFESTO ANTI-CAVACO; ELE, E ZECA AFONSO, COM AS SUAS EXCELENTES CANÇÕES DE PROTESTO, FORAM EXPOENTES DA NOSSA LUTA PELA LIBERDADE. QUE ESTEJAM EM DESCANSO E, SE LÁ DO ALTO NOS VÊM, QUE, POR FAVOR, NOS GUARDEM NESTA TÃO(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:16 do dia 18/09/2012 Então, e agora? por: jsola02 Então, e agora? O governo do senhor Passos Coelho justifica a miséria a que nos condenou com a baixa das taxas de juro que se tem verificado nos empréstimos externos. É como se a economia fosse uma religião suprema à qual tudo e todos vale a pena sacrificar. As crianças passam fome para a(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:16 do dia 09/09/2012 por: jsola02 Exultação do direito à Indignação, ao Ódio e à Revolta O PRETO E O VERMELHO O PRETO Na tarde solarenga do Outono, ali por altura do inicio da avenida da Liberdade, na esplanada, um velho amigo poeta escrevinhava versos num pedaço de papel; pelo ?rabo do olho? espreitava a insistência do(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:24 do dia 07/09/2012 QUANTO A PROFESSORES por: jsola02 QUANTO A PROFESSORES Não são os professores que estão a mais, meu caro senhor ministro, mas sim os meios de produção de que dispomos que estão a menos, para que Portugal possa pagar um sistema de ensino de qualidade. Se temos alguns professores de má qualidade, ou impreparados, ai é outro(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:51 do dia 03/09/2012 "As agruras do mal" -(...) por: jsola02 Isto acontecia naquela manhã fria mas ensolarada, uma bela manhã para aquele mês, que tinha até àquele dia sido um mês para esquecer em termos climáticos, um mês de nevões intensos, de frios insuportáveis, daqueles que nos consomem até ao cerne da alma, um mês não apenas de nevões mas também de(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 13:33 do dia 01/09/2012 EXTRAÍDO DO ROMANCE ?AS(...) por: jsola02 PEQUENO TEXTOJULGO DE INTERESSE A COMPARAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE LUPINA E A NOSSA, POBRES ANIMAIS COM APENAS DUAS PATAS? (?) O administrador delegado da ICPAR, S A, com sede na cidade de Roma, capital de Itália, essa milenar cidade fundada por Rómulo e Remo, os irmãos que sobreviveram graças(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 18:47 do dia 14/08/2012 A SANTA VIRGEM DOS MILAGRES por: jsola02 A SANTA VIRGEM DOS MILAGRES CONTO     Mariana Bom Trabalho acalentava um sonho na sua cabeça cheia de coisas pequenas, de ideias simples e modestas. A maior ambição da sua vida passava por vir servir numa casa boa na grande cidade, seguindo os exemplos e os passos da sua(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 17:43 do dia 09/08/2012 O grande fenómeno nacional: por: jsola02 O grande fenómeno nacional: POLITICOS COM O CÉREBRO DO TAMANHO DE UMA AVELÃ Antes os mistérios da mãe natureza chegavam-nos via Entroncamento; coisas fantásticas e do fantástico, como batata em forma de pénis equipada com os respectivos testículos, tudo apresentado em tamanho natural, melros(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 19:36 do dia 29/07/2012 Extraído do conto: A Pátria(...) por: jsola02   PARA NÃO DIZEREM QUE SÓ FALO DE TRISTEZAS, AQUI VAI UM PEDAÇO DE CONTO NUMA LINGUAGEM ESTRANHA? Mas voltemos à diáspora, ao regresso, às boas novas, às más novas. Naquela manhã de lusco-fuscos comprometedores, os vigias, a mando do infante, não do herdeiro, colocados no cimo das(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 19:03 do dia 09/07/2012 Globalização, Europa e?(...) por: jsola02 Globalização, Europa e? fantasia.   Eis aqui, quase cume da cabeça                                               de Europa toda, o reino lusitano                                               onde a terra se acaba e o mar começa     Parado, de olhar medroso, o(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 21:02 do dia 24/06/2012 O camiseiro francês por: jsola02 O camiseiro francês Das muitas coisas que fiz para ganhar a ?porca? da vida, inclui-se a actividade de fiscalização, (principalmente financeira), de pequenas obras de construção civil. Foi assim que travei conhecimento, (como profissional), com um senhor de nacionalidade francesa que se(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 14:17 do dia 18/06/2012 por: jsola02 POR COBARDIA E MEDO? A Grécia escolheu como futuro a continuação da fome e da humilhação durante muitas e longas dezenas de anos, e já recebeu por parte do ministro alemão as bem-aventuranças do céu nazi. Apenas a Grécia? Então e nós? Então a Espanha? Então e a Itália? Pela mão dos(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 10:34 do dia 12/06/2012 As muitas parcelas da nossa(...) por: jsola02 As muitas parcelas da nossa moral? Faz uns dois mil anos que um imperador da antiga Roma, homem despachado, empregou os seus muitos talentos para se livrar de uma vez por todas, de uns incómodos adoradores de um deus, à época novinho em folha. A Roma de então fortalecia-se na lógica e na(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 17:07 do dia 09/05/2012 Romance Ganância, à venda na(...) por: jsola02 Romance Ganância, à venda na Feira do Livro NA TENDA DOS PEQUENOS EDITORES (DE 24 DE ABRIL A 13 DE MAIO) O LIVRO O romance Ganância desenvolve-se a partir da ideia das Casas de Penhores para Apoio aos Países Pobres do Terceiro Mundo (alguns se situam no continente Europeu), e é uma paródia(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:56 do dia 09/05/2012 Euro, Grécia, Bancos e ?etc. por: jsola02 Euro, Grécia, Bancos e ?etc. EURO Quando ocasionalmente penso no euro, (enquanto moeda única), sabem o que sempre me vem à ideia? Um barco de borracha, ou de forte material plástico, desses de brincar na água, em lagos, rios de águas calmas e sem corrente, ou por vezes, em dias de imensa(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 21:15 do dia 05/05/2012 Romance Ganância, à venda na(...) por: jsola02 Romance Ganância, à venda na Feira do Livro NA TENDA DOS PEQUENOS EDITORES (DE 24 DE ABRIL A 13 DE MAIO) O LIVRO O romance Ganância desenvolve-se a partir da ideia das Casas de Penhores para Apoio aos Países Pobres do Terceiro Mundo (alguns se situam no continente Europeu), e é uma paródia(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 21:13 do dia 05/05/2012 Um tiro no pé? Depende? por: jsola02 A grande novidade da semana é, sem dúvida, a mega operação comercial feita no dia primeiro de Maio pela poderosa cadeia de supermercados Pingo Doce. Para uns, com o claro objectivo de atingir e denegrir o Dia do Trabalhador, como se tal fosse possível. É que o primeiro de Maio não é um(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 12:14 do dia 01/05/2012 Romance Ganância, à venda na(...) por: jsola02 Romance Ganância, à venda na Feira do Livro NA TENDA DOS PEQUENOS EDITORES (DE 24 DE ABRIL A 13 DE MAIO) O LIVRO O romance Ganância desenvolve-se a partir da ideia das Casas de Penhores para Apoio aos Países Pobres do Terceiro Mundo (alguns se situam no continente Europeu), e é uma paródia(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 12:02 do dia 01/05/2012 Texto do livro em preparação por: jsola02 Texto do livro em preparação NESTES TEMPOS CONTURBADOS EM QUE TANTO DOUTO SENHOR BOTA FALADURA SOBRE QUESTÕES DO FORO DA JUSTIÇA (E NÂO APENAS?) PARTILHO COM VOÇÊS O PARECER DE UMA DAS PERSONAGENS DO LIVRO EM CAUSA. ?- Descanse que se for o caso arranja-se lá por casa alguma coisa que(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 20:51 do dia 26/04/2012 Romance Ganância, à venda na(...) por: jsola02 Romance Ganância, à venda na Feira do Livro NA TENDA DOS PEQUENOS EDITORES (DE 24 DE ABRIL A 13 DE MAIO) O LIVRO O romance Ganância desenvolve-se a partir da ideia das Casas de Penhores para Apoio aos Países Pobres do Terceiro Mundo (alguns se situam no continente Europeu), e é uma paródia(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 20:48 do dia 26/04/2012 Denúncia por: jsola02 No dia vinte e cinco de Abril, ao final da manhã, sentei-me ao computador e reflecti sobre discursos e entrevistas; em particular, as reflexões feitas por alguns dos vultos mais importantes deste País, os - ex presidentes, - quanto à falta do doutor Mário Soares e do doutor Manuel Allegre,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 11:01 do dia 20/04/2012 Romance Ganância, à venda na(...) por: jsola02 Romance Ganância, à venda na Feira do Livro NA TENDA DOS PEQUENOS EDITORES (DE 24 DE ABRIL A 13 DE MAIO) O LIVRO O romance Ganância desenvolve-se a partir da ideia das Casas de Penhores para Apoio aos Países Pobres do Terceiro Mundo (alguns se situam no continente Europeu), e é uma paródia(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 10:59 do dia 20/04/2012 Portugal continua a jeito(...) por: jsola02 Portugal continua a jeito hoje, como sempre? Recordo-me quando, nos tempos de técnico incorporado nas Brigadas para Apoio Técnico às Autarquias Locais, sediada então na Junta Distrital de Beja, fui destacado com mais dois colegas, para auxiliar o director da Direcção de Hidráulica de Beja, ao(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 17:18 do dia 15/04/2012 EXTRAIDO DO TEXTO DO ROMANCE(...) por: jsola02 Na feira do livro, tenda dos pequenos editores O turismo veio de maré cheia a arrastar consigo uma vida incomportável nos custos, que se foi infiltrando de norte a sul, cidade a cidade, vila a vila, aldeia a aldeia, praia a praia, e as pessoas na verdade habituaram-se sim a passar de largo, a(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 14:07 do dia 13/04/2012 Sessão de autógrafos de José(...) por: jsola02 Dia 12 de Maio de 2012, na feira do livro no parque Eduardo Sétimo, das 17 às 18 horas, sessão de autógrafos na tenda dos pequenos editores. Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 17:55 do dia 09/04/2012 A civilização dos inúteis por: jsola02 EXÉRCITO ? É um luxo que a sociedade civil, nos tempos que correm, não pode pagar. É certo que às nossas forças armadas se deve a Revolução de Abril. É uma realidade incontornável, que devia de envergonhar toda a sociedade pela manifesta falta de coragem, (que nunca teve,) para se libertar do(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 17:40 do dia 02/04/2012 Poeira? por: jsola02 Poeira? Este mundo de tristezas infinitas em que calhamos a viver, é feito de fantasias atiradas ao ar, como poeiras, pelos que se consideram detentores da razão, (pelo direito que julgam que o dinheiro lhes confere), para aquietarem os que, (julgam eles), por meras razões de pobreza, lhes devem(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 14:10 do dia 25/03/2012 Memória curta? por: jsola02 COELHO GABIRÚ, PORQUE NÃO EMIGRAS TÚ? Esta dica que li num dístico de um dos (possivelmente) estudantes de Coimbra, é digna de antologia. É a maneira que a nossa gente tem de gozar com o óbvio. E porque não tenho a memória curta, recordei essa outra triste figura, gente de má memória, que nessa(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 21:35 do dia 17/03/2012 Viver a Politica a brincar ao(...) por: jsola02 Pois, o nosso Presidente acertou no alvo, quando disparou a seta contra o mafarrico do Sócrates, o gerente das inglórias de um passado ainda presente, o homem que esteve metido (segundo o que tem vindo a lume nos jornais, nas rádios e nas televisões) em tudo o que gerou subornos, lucros fáceis,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:10 do dia 24/02/2012 Texto extraído de livro em(...) por: jsola02 - Mas o que esperavam num país que bateu no fundo? Que o ditador rebuscasse nos bolsos os tostões suficientes para erguer do chão uma terra descapitalizada, faminta, analfabeta, onde encontrar homens honestos é o mesmo que descobrir agulha em palheiro? Milagres? Só em Fátima, e é preciso(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 16:04 do dia 21/02/2012 O consultório do dr Zezinho por: jsola02 Primeiro, - e logo que desci da camioneta de passageiros, - fui procurar o largo da morada do consultório do médico que me tinham recomendado. Foi fácil, pois havia dois largos separados por uma pequena igrejinha, mais propriamente uma ermida dessas que às vezes se avistam nas paisagens nos campos,(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 19:37 do dia 19/02/2012 Mertre marceneiro por: jsola02 Das minhas andanças pela vida, ainda rapazola, passei pela oficina de mestre marceneiro, ou mestre Luís para os aprendizes, e para os amigos. Mestre Luís tinha uma pequena oficina numa garagem de rua, dessas que têm apenas uma entrada e saída, sendo necessário passar atravessando o empedrado do(...) Livros do autor » Ler mais »
  publicado: 15:23 do dia 14/02/2012 Portugal, Alemanha, e um(...) por: jsola02 No dia 11, sábado passado, ia eu metido na manifestação, ali por meio da rua do Ouro, quando me veio à cabeça o insólito argumento de um tal senhor ministro (ou lá o que o homem seja) alemão, sobre a nossa falta de europeísmo, demonstrada com a venda da cota que o Estado tinha na EDP, à China.(...) Livros do autor » Ler mais »

Bibliografia

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.