Clarice Lispector
Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector, em Tchelchenik (Ucrânia), em 1920, chega ao Brasil com os pais e as duas irmãs aos dois meses de idade, instalando-se no Recife. A infância é passada com sérias dificuldades financeiras. A mãe morre quando ela tem 9 anos de idade. A família então transfere-se para o Rio de Janeiro, onde Clarice começa a trabalhar como professora particular de português. A relação professor/aluno seria um dos temas preferidos e recorrentes em toda a sua obra - desde o primeiro romance, Perto do Coração Selvagem.
Estuda Direito, por contingência. Em seguida, começa a trabalhar na Agência Nacional, como redactora. No jornalismo, conhece e aproxima-se de escritores e jornalistas como Antônio Callado, Hélio Pelegrino, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Alberto Dines e Rubem Braga. Os passos seguintes são o jornal A Noite e o início do livro Perto do Coração Selvagem, segundo ela, um processo cercado pela angústia. O romance persegue-a. As ideias surgem a qualquer hora, em qualquer lugar. Nasce aí uma das características do seu método de escrita, anotar as ideias a qualquer hora, em qualquer pedaço de papel.
Viaja para a Europa durante a II Guerra Mundial, acabando por prestar auxílio num hospital de soldados brasileiros na Itália. Os anos seguintes, em que continua a escrever e a publicar livros, estão carregados de angústia, entre a separação do marido, Maury Gurgel Valente, e as dificuldades financeiras, culminando, em Setembro de 1967, com um acidente que deixa marcas no corpo e na alma da escritora: um incêndio no quarto, que ela tenta apagar com as mãos, na sequência do qual fica gravemente ferida e passa 3 dias entre a vida e a morte. Três dias definidos por ela como "estar no inferno".
No entanto, os seus últimos anos de vida são de intensa produção literária. Clarice morre, no Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57.º aniversário. Queria ser enterrada no Cemitério São João Batista, mas era judia. O enterro aconteceu no Cemitério Israelita do Caju. Postumamente, foram publicados Um Sopro de Vida, Para Não Esquecer e A Bela e a Fera.
Nasceu a 10 de Dezembro de 1920 , Tchechelnik, Ucrânia
Ver livros do autor
Página oficial do autor: http://www.claricelispector.com.br/
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado