Aldous Huxley
Filho de uma família de classe média alta, Aldous Huxley teve uma educação privilegiada. Devido a um problema na retina, quase ficou cego aos dezasseis anos e, parcialmente recuperado, aprendeu braile. Estudou no Eton College e no Balliol College, em Oxford, graduando-se em Inglês em 1916. O seu primeiro volume de poemas foi publicado em 1916 e em 1920 lançou mais duas obras. Actuou como crítico literário e teatral e escreveu artigos para várias revistas. Em 1919, Huxley casou-se com Maria Nys, com quem teve um filho, Mathew.
Em 1921, publicou o seu primeiro livro de crítica social, Crome Yellow. Durante a década de 1920, Aldous Huxley conviveu com o grupo de Bloomsbury, do qual faziam parte artistas, intelectuais e escritores, como Virginia Woolf e publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais Contraponto, que obteve grande sucesso.
Por volta de 1930, Aldous Huxley estabeleceu-se em França, onde escreveu a sua obra mais conhecida, Admirável Mundo Novo, com a qual ganharia fama internacional. Através de uma sombria ficção científica, o escritor estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológica. Em 1937, Huxley mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde abandonou a ficção e passou a dedicar-se a escrever ensaios e roteiros para cinema. Entre os vários roteiros que elaborou, estão Orgulho e Preconceito, uma adaptação do romance de Jane Austen (1940), e Jane Eyre (1944), com Orson Welles no elenco.
Em 1954, Huxley publicou As Portas da Percepção, em que relata a experiência de ampliação da consciência através do uso da mescalina, um potente alucinógeno. Huxley tornou-se um guru para a comunidade hippie e passou a interessar-se por filosofias orientais. Em 1956, um ano depois da morte da primeira esposa, Huxley casou-se com a psicoterapeuta Laura Archera.
Em 1962, o escritor lançou o seu último romance, A Ilha. Aldous Huxley morreu no dia 22 de Novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado. As suas cinzas foram enterradas em Inglaterra, no túmulo da sua família.
Nasceu a 26 de Julho de 1894 , Godalming, Inglaterra
Ver livros do autor
Sou este autor e quero editar a minha página pública
Comentários
Para comentar precisa de estar registado