Abel Barros Baptista

Abel Barros Baptista doutorou-se em Estudos Portugueses, especialidade Literatura Brasileira, na Universidade Nova de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Autor de inúmeros ensaios literários (entre os quais, O Professor e o Cemitério, Rusga pelo «José Matias» de Eça de Queiroz, Entendido como Percurso de Assassinatos Regulares, 1986, Prémio Revelação de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, Auto bibliografias. Solicitação do Livro na Ficção e na Ficção de Machado de Assis, Lisboa, 1998. Grande Prémio de Ensaio Literário da APE/1998, e A Infelicidade pela Bibliografia, Coimbra, 2001), colaborador, como crítico, cronista e articulista em jornais e revistas de Portugal e do Brasil (Expresso, Público, Folha de S. Paulo, Ciberkiosk, Ler), é também Director-adjunto da revista Colóquio/Letras, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1997.

É co-autor, com Luísa Costa Gomes, da ficção O Defunto Elegante (Lisboa, 1996). Publicou na Cotovia Importa-se de me Emprestar o Barroco (em co-autoria com Gustavo Rubim) e Coligação de Avulsos. Ensaios de Crítica Literária. Organizou e prefaciou, também para os Livros Cotovia, Com licença poética, antologia de poesia da brasileira Adélia Prado.

  Ver livros do autor
 
Sugerir alteração

Sou este autor e quero editar a minha página pública

 

Pedido de edição de página pública Fechar

Para lhe podermos dar acesso à sua página tem de estar registado no site. Se ainda não se registou, por favor registe-se antes de preencher o formulário abaixo.

  Livros do autor

Comentários

Para comentar precisa de estar registado

 
 
 
 
 
Livro adicionado ao carrinho
De momento, este livro não está disponível para encomenda.